O Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC) do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG) realiza, a partir desta quarta-feira (21/03), uma série de encontros em Belo Horizonte/MG para fazer um balanço da atuação desde quando foi criado, há dez anos, e planejar as ações futuras. O Governador de Minas, Antonio Anastasia, participará da abertura do evento.

Para o Presidente do CNPG, o Procurador-Geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Lopes, o GNCOC mudou a forma de combate ao crime organizado no Brasil na última década. “Considero mais este encontro do GNCOC fundamental para que sejam discutidas estratégias para reforçar o combate ao crime organizado”, analisou o presidente do CNPG.

O encontro se estenderá até a próxima sexta-feira (23). Quinta-feira (22), serão realizadas reuniões entre os grupos temáticos para, no dia seguinte, os resultados serem apresentados. O Presidente do GNCOC, Procurador-Geral de Justiça da Paraíba, Osvaldo Trigueiro, explicou que a meta do encontro é discutir a atuação do grupo nestes últimos dez anos.

“Além disso, vamos projetar como serão os trabalhos daqui pra frente. O evento acontece num momento de reflexão: se temos que ser mais operacionais ou de integração. E e estamos aproveitando para valorizar ainda mais o trabalho de combate ao crime organizado”, comentou o Presidente do GNCOC.

O GNCOC é formado por Membros dos Ministérios Públicos Estaduais e da União e foi criado em 2002 pelo CNPG em homenagem ao Promotor de Justiça de Minas Gerais José Lins do Rêgo Santos, morto em ação armada de uma organização criminosa que atuava no ramo de adulteração de combustíveis.



Fonte: Ascom MPRJ






Redes Sociais