O Ministério Público de Sergipe continua percorrendo os municípios sergipanos para promover inclusão escolar e cidadania. Na última sexta-feira,12, foi a vez do município de Areia Branca receber o Censo Educacional, uma iniciativa do MP que conta com a parceria da Secretaria de Estado de Educação – SEED.

Criado em 1998, o Censo Educacional faz parte do Programa de Atendimento Integral às Escolas (PAIE) e tem o objetivo de detectar os alunos que estão fora das salas de aula, entre 0 e 18 anos, para que seja possível viabilizar e efetuar ações que assegurem a inclusão escolar. O Censo identifica, ainda, nas famílias entrevistadas, problemas socioeconômicos, se há pessoas com necessidades especiais, ou falta de registro de nascimento, proporcionando posteriormente medidas que sanem tais problemas.

"Verificar, fiscalizar e estabelecer parcerias com o Município e Estado para a melhoria da Educação, esse é o objetivo do Censo Educacional. Um trabalho reconhecido e premiado do Ministério Público de Sergipe que já vem sendo feito há 17 anos. Apesar de Areia Branca ser uma cidade pequena, devemos saber se há crianças precisando de creche, se estão na escola, se possuem certidão de nascimento, ou se precisam de algum cuidado especial. Mas, o mais importante não é só coletar esses dados, mas implantar ações que transformem essa realidade. Estatísticas sem solução são apenas números presos no papel", destacou o Promotor de Justiça e Diretor do Centro de Apoio Operacional dos Direitos à Educação do MP, Dr. Alexandro Sampaio Santana.

O Promotor de Justiça de Laranjeiras/Distrito de Areia Branca, Dr. Fábio Viegas Mendonça de Araújo, falou dos desafios e dificuldades da educação, mas disse que o Ministério Público de Sergipe estará sempre de portas abertas. "Sempre digo ao meu filho que estudar muitas vezes é uma missão espinhosa, mas não conheço outra melhor condição para que possamos progredir na vida. E é em virtude desse desafio diário que nós estamos aqui hoje, para buscar melhorias e apresentar soluções e encaminhamentos, para garantir que todos estejam na escola".

Aproximadamente 400 alunos, acompanhados por agentes de saúde, visitaram mais de 5 mil famílias, distribuídas na zoa urbana e rural. "Além de identificar os problemas educacionais de cada município, o Censo funciona, também, como uma aula de cidadania para os alunos que vão a campo entrevistar as famílias. É através desse contato com a realidade do outro que nossos alunos terão um estímulo e um olhar diferente da sua comunidade. É isso que frisamos durante o treinamento. Com esse trabalho, o MP busca garantir não só os direitos da educação, mas os direitos do cidadão como um todo", completou a Coordenadora Educacional do MP junto à SEED, Selma Siqueira.

Abertura

A abertura do Censo Educacional, distribuição de material, água e lanches para os recenseadores foram realizados na Escola Municipal José Romão do Nascimento. Além dos já citados, a mesa diretora dos trabalhos foi composta pelo Prefeito Alan Andrelino; a Secretária Municipal de Educação, Josineide Oliveira Alves; o Assessor da Câmara de Vereadores, José Fernandes Dantas; a Professora e Diretora da Escola Municipal José Romão do Nascimento, Hildete Costa Lima; e o Professor e Diretor do Colégio Estadual Governador João Alves Filho, Luan Ribeiro.

Coordenadoria de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
Fones: (79) 3209-2865 / 3209-2651
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Facebook: mpseoficial






Redes Sociais