A Procuradoria-Geral de Justiça, através da Escola Superior do Ministério Público e do Centro de Apoio Operacional do Patrimônio Público e Ordem Tributária, realizou, no último dia 19, no Auditório Valdir de Freitas Dantas, o primeiro dos quatro módulos do Curso ''Inteligência e Investigação Criminal''.

Para proceder a abertura oficial das atividades, foram convidados o Procurador-Geral de Justiça Dr. José Rony Silva Almeida, o Diretor-Geral da Escola Superior do Ministério Público, o Promotor de Justiça Dr. Newton Silveira Dias Júnior, e o Promotor de Justiça e Diretor do Centro de Apoio Operacional de Segurança Pública, Dr. João Rodrigues Neto.

O Procurador-Geral de Justiça falou sobre a importância da promoção de eventos desse tipo para os membros e servidores do MP e também para os agentes de segurança pública. ''Esse é mais um passo dado pelo Ministério Público de Sergipe para o aperfeiçoamento da investigação criminal. Não só com curso e qualificação, mas também com convênios com a polícia, que é nossa parceira. Quanto mais órgãos investirem nesse aperfeiçoamento, melhor para a sociedade", afirmou Dr. Rony.

Com o tema ''Investigação Digital em Fontes Abertas'', o módulo inaugural foi ministrado pelo Oficial de Cartório Policial da Delegacia de Repressão a Crimes de Informática da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Guilherme Caselli de Araújo. Durante a palestra, Caselli apresentou diversos casos de investigação utilizando fontes abertas e revelou dados sobre esse tipo de atividade no Brasil, que é um dos líderes mundial do ranking de crimes cibernéticos.

Sobre o curso, ''acho extremamente valorosas atividades e iniciativas como essa do Ministério Público de Sergipe, pois é notório que a criminalidade está cada vez mais evoluindo e os órgãos de repressão precisam estar capacitados, além de inovar para o combate a essa modalidade criminal'', avaliou o palestrante.

 

Fonte: Escola Superior do MPSE

Coordenadoria de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
Fone: (79) 3209-2865
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe






Redes Sociais