O Procurador-Geral de Justiça de Sergipe, José Rony Silva Almeida, assinou termo de adesão ao Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos no âmbito do Ministério Público brasileiro (Sinalid).

O PGJ sergipano e mais 17 Procuradores Gerais assinaram o termo durante reunião realizada em Brasília com a presidente do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Raquel Dodge, e conselheiros do CNMP.

Até agora, 25 unidades do Ministério Público já aderiram ao sistema. Resultado da criação e ampliação do Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (Plid), desenvolvido pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP/RJ), o Sinalid será implementado pelo Conselho em parceria com o MP fluminense, conforme acordo de cooperação técnica assinado entre as instituições. No modelo, o sistema será gerido administrativamente pelo CNMP e tecnicamente pelo MP/RJ.

De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, foram registrados 693.076 boletins de ocorrência de pessoas desaparecidas no período de 2007 a 2016. O objetivo do Sinalid é criar um sistema de buscas integrado nacionalmente e desenvolver ações conjuntas e de apoio mútuo às atividades de sistematização de procedimentos, comunicações e registros de notícias de pessoas desaparecidas ou vítimas de tráfico humano, com cruzamento de dados. Estima-se que, com a adesão nacional das unidades do Ministério Público, os números de soluções tenham aumento substancial.

Durante a reunião, Raquel Dodge reiterou a importância do diálogo permanente entre as unidades do Ministério Público brasileiro para o fortalecimento das instituições. "Aproximar os Ministérios Públicos assegura o cumprimento da relevante missão constitucional da nossa instituição", afirmou.

O PGJ de Sergipe compartilhou o pensamento da presidente do CNMP. "O momento é de diálogo e união com todas as unidades do MP Brasileiro. A interlocução fortalece as instituições e otimiza o trabalho em defesa da sociedade", disse Rony Almeida muito satisfeito em engajar o MP de Sergipe ao Sinalid.

 

Coordenadoria de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
Fone: (79) 3209-2865
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe

 

Fotos: Sérgio Almeida CNMP

 






Redes Sociais