O procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, inaugurou, na manhã desta terça-feira, 12, novos espaços, dentro da Procuradoria Geral de Justiça, para ampliar as ações já desenvolvidas nos projetos de modernização e qualidade de vida: Sala de Gestão e Videoconferência e Espaço Laboral. As inaugurações foram prestigiadas por membros e servidores do Ministério Público do Maranhão.

Na Sala de Gestão e Videoconferência, o diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Raimundo Nonato Leite, apresentou aos presentes o Mapa Estratégico do MPMA 2016-2021, com seus objetivos para atuação finalística, gestão estratégica e desenvolvimento institucional.

O diretor da Seplag também apresentou os projetos institucionais e mostrou as ferramentas de monitoramento disponíveis. "A avaliação dos resultados e dos custos administrativos possibilita à administração do Ministério Público corrigir seus rumos, aperfeiçoar o que já está sendo feito, ou seja, qualificar sua atuação institucional pela tomada de melhores decisões", afirmou Leite.

Em seguida, foi realizada uma videoconferência simultânea iniciada em São Luís e interligando as Promotorias de Justiça de Imperatriz e Timon. "Trata-se de um momento histórico para nossa instituição: com gestão e planejamento estamos modernizando o Ministério Público", afirmou o procurador-geral de justiça.

De Timon, o promotor de justiça Antonio Borges Nunes Júnior destacou que a criação desse canal é uma resposta para quebrar o isolamento entre as comarcas e a administração superior, em São Luís. "Parabéns pela iniciativa. A integração entre as regionais rompe o isolamento que nos prejudica".

Os promotores de justiça da Região Tocantina também participaram da videoconferência. Na avaliação da diretora das Promotorias de Justiça de Imperatriz, Nahyma Ribeiro Abas, a criação de um canal de comunicação neste formato é uma experiência muito positiva, pois representa compreender o Maranhão como um estado com dimensão geográfica imensa. "A videoconferência é um caminho para permitir aos membros e servidores participarem das atividades de treinamento e formação, mesmo com a distância da capital. Parabenizamos a administração pela iniciativa".

O chefe do MPMA adiantou que a proposta da Procuradoria Geral de Justiça é instalar, em breve, salas de videoconferência em todas as Promotorias de Justiça de entrância intermediária a fim de atender todo o Maranhão, por meio das regionais. "Assim, poderemos diminuir os custos com deslocamentos, ampliar a participação dos promotores e servidores nos momentos de formação e garantir mais agilidade ao trabalho ministerial", avaliou Luiz Gonzaga Martins Coelho.

O procurador de justiça e coordenador do Projeto de Sustentabilidade, Marco Antonio Anchieta Guerreiro, aproveitou o momento de interação com os promotores de justiça das duas cidades e demais autoridades presentes em São Luís para anunciar que pretende levar a todas as comarcas do Maranhão as ações do Sistema Integrado de Custos para estimular a economia de recursos públicos no âmbito do MPMA. "É um projeto ousado e faz parte da política para economizar os recursos públicos".

QUALIDADE DE VIDA

A programação teve prosseguimento com a inauguração do Espaço Laboral, situado ao lado do Gabinete Médico-odontológico. Na sala, serão realizadas atividades para promover a qualidade de vida no trabalho, sob a coordenação da Seção de Saúde Funcional.

Ao agradecer o esforço conjunto da administração superior e dos servidores envolvidos com a proposta de criação do espaço, Luiz Gonzaga Martins Coelho enfatizou que, muito além das instalações físicas, o Espaço Laboral sinaliza a preocupação da Procuradoria Geral de Justiça com o capital humano, com as pessoas que fazem o Ministério Público do Maranhão ser uma instituição de referência nacional. "Estamos muito satisfeitos com esta inauguração e temos a certeza que o sentimento é comum a todos os presentes".

A subprocuradora-geral de justiça para Assuntos Administrativos, Mariléa Campos dos Santos Costa, destacou que a promoção da saúde no ambiente de trabalho reflete-se em aumento da produtividade e clima organizacional positivo. "O número de licenças e afastamentos é muito alto, necessitando um olhar especial para a prevenção de doenças e promoção da saúde".

Para o diretor-geral da PGJ, Emmanuel Guterres Soares, apesar de a sede do MPMA ser uma das mais modernas do país, a administração superior não se acomodou. "A vontade de melhorar e proporcionar melhores condições de trabalho é uma constante".

Na opinião do corregedor-geral, Eduardo Hiluy Nicolau, o espaço valoriza ainda mais o Ministério Público que é uma instituição creditada e acreditada pelo trabalho desenvolvido. Ele agradeceu o compromisso dos servidores. No mesmo sentido, a diretora da Escola Superior do Ministério Público, Ana Teresa Silva de Freitas, destacou o pioneirismo do MPMA com a criação do Espaço Laboral.

Redação: Johelton Gomes (CCOM-MPMA) | Fotos: Rodrigo Freitas (CCOM-MPMA)






Redes Sociais