O procurador-geral de Justiça, Marcos Antônio Ferreira das Neves, acompanhado por integrantes do Grupo de Atuação Especial em Transporte e técnicos do Ministério Público do Estado, recebeu hoje (2) em audiência os técnicos e dirigentes da prefeitura municipal de Belém e do diretor-presidente Luís Antonio Lindau, de Daniela Facchini, diretora de projetos e operações e de Rejane Fernandes, diretora de relações estratégias estes, representantes da empresa Embarq Brasil, especializada no acompanhamento e implementação do sistema de BRT (Bus Rapid Transit) em vários países.

O encontro serviu para subsidiar o trabalho do grupo, criado para agir na otimização de políticas públicas para melhorar o serviço de transporte coletivo oferecido à população, bem como em todas as questões relativas à mobilidade urbana.

A empresa, que informa não ter fins lucrativos, assinou um Termo de Cooperação Técnica (TCT) com a Prefeitura Municipal de Belém.

“Queremos assessorar a prefeitura de Belém no campo do planejamento estratégico e também avaliar erros e acertos no BRT”, disse Luís Antonio Lindau dirigente da Embarq Brasil.

Durante o encontro os técnicos da prefeitura e do Embarq Brasil foram sabatinados pelos técnicos e membros do MP. Abordou-se sobre as questões técnicas e de engenharia do projeto que está sendo executado no município de Belém e, sobretudo, sobre a composição desse projeto com o plano diretor do município.


Os membros e assessores do Ministério Público do Estado questionaram exaustivamente as questões relativas à atual etapa de implantação do BRT e receberam informações das projeções para as próximas fases de execução, como a utilização de ônibus articulado no trecho do BRT de São Brás até o Ver-o-Peso.

“Com o BRT temos que aprender com os erros do passado. O MP quer ajudar a municipalidade a construir um Belém melhor e o melhor, sobretudo, para população”, disse o PGJ Marcos das Neves, ao finalizar a reunião e agradecer a presença dos técnicos da prefeitura.

Pelo Ministério Público estiveram também presentes na reunião além de técnicos e assessores os promotores de justiça Nilton Gurjão das Chagas e Elaine Castelo Branco e o procurador de Justiça Nelson Medrado.


Texto: Edson Gillet e Edyr Falcão
Fotos: Edyr Falcão






Redes Sociais