A edição do evento de valorização da vida do Ministério Público de Santa Catarina acontece no dia 14 de setembro em Florianópolis.

Este ano o evento será transmitido pelo Canal do Youtube do MPSC e cobertura pelo Twitter.

No dia 14 de setembro, o Ministério Público de Santa Catarina promove, em Florianópolis, um evento para dialogar com pais, filhos e educadores sobre o combate e a prevenção ao suicídio. O evento, que está na quarta edição, tem como objetivo mostrar que é possível identificar fatores de risco e de prevenir o suicídio. Com profissionais especialistas no tema, o encontro é também uma forma de orientar jovens e adolescentes a perceberem eles mesmos quando estão em situação de risco.

A psicóloga Renata Neres vai abordar o tema "Primeira infância: riscos e prevenção". De acordo com a especialista, é na primeira infância que se formam algumas características dos futuros adultos. Por isso, o vínculo afetivo e o diálogo dos pais são fundamentais na construção e na prevenção do sofrimento psíquico. "Alguns pais se vêem impelidos a satisfazer seus filhos sem frustra-los, essa superproteção tem consequências sérias como por exemplo, a não aquisição de recursos emocionais para viver situações reais da vida", explica.

A Pediatra e Psicóloga Catarina Costa Marques ministrará a palestra "Saúde mental na adolescência". Cobranças em casa e na escola, bullying e tantos outras pressões sociais podem causar danos em jovens que já se encontram frágeis emocionalmente. Além disso, a dependência da internet já é considerada uma doença psicológica. A combinação desses fatores traz prejuízo emocional e isolamento social, por isso é preciso estar atento ao comportamento. "Infelizmente os pais de adolescentes procuram ajuda quando percebem queda nas notas escolares, mas é preciso olhar antes e entender os alertas que são dados pelo comportamento diário", enfatiza Catarina.

A psiquiatra Sandra Paula Peu da Silva vai falar sobre como a comunicação pode ajudar na prevenção do suicídio e na orientação para buscar ajuda especializada. "A comunicação chega até nós em uma velocidade nunca experimentada e é preciso ter cuidado na forma de comunicar qualquer conteúdo. Comunicar de forma errada ou superficial pode causar sofrimento e adoecimentos", explica a psiquiatra. Ela reforça que, em tempos marcar presença nas redes sociais, os jovens têm a necessidade de criar um "avatar". "As pessoas colocam uma máscara para mostrar o tempo todo que são felizes, bem-sucedidas, bonitas etc. Às vezes temos falhas, tristezas, e isso também pode ser compartilhado. Não falar sobre nossas angústias também pode causar doenças", diz. Segundo ela, os cidadãos precisam usar a comunicação para aproximar pessoas, para ajudar mais, de uma forma até terapêutica. "Por meio da comunicação podemos diminuir preconceitos, ajudar pessoas e combater o suicídio", afirma.

O evento será transmitido na íntegra pelo Canal do MPSC no Youtube e ainda terá cobertura pela página do Twitter da Instituição. Perguntas aos palestrantes poderão ser respondidas ao vivo no final do ciclo de palestras.

FAÇA AQUI SUA INSCRIÇÃO

OUÇA NA RÁDIO DO MPSC

OUÇAA Rádio MPSC conversou com a pediatra e psicóloga Catarina Costa Marques, que irá palestrar sobre "saúde mental na adolescência" no evento.

O SUICÍDIO É UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA

Santa Catarina está entre os três estados com a maior taxa de morte por suicídio.Para falar sobre prevenção, o Ministério Público de Santa Catarina promove a 4ª edição do evento "Doenças mentais: falar para prevenir, conhecer para tratar" no dia 14 de setembro, das 13h às 17h30, em Florianópolis.

CONHEÇA O EVENTO PROMOVIDO PELO MPSC

Desde 2015, o Ministério Público de Santa Catarina promove o evento "Doenças mentais: falar para prevenir, conhecer para tratar". Neste ano, o tema é "Não se esconda atrás dos emojis" e tem como público-alvo pais, filhos e educadores. Veja como foram as edições anteriores e o que esperar da edição 2018.

Fonte: Comunicação Social do MPSC






Redes Sociais