O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) foi homenageado com o Prêmio Destaques do Ano por sua atuação na área dos Direitos Humanos e Cidadania. O prêmio promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Florianópolis foi entregue durante uma solenidade no último dia 09/12.

A condecoração foi em virtude das ações da Instituição com o Grupo Permanente em Defesa das Pessoas em Situação de Rua, conduzido pelo Promotor de Justiça Daniel Paladino, da 33ª Promotoria de Justiça da Capital. "A distinção recebida é fruto de um trabalho árduo de dezessete entidades parceiras que tem modificado de uma forma extremamente positiva a vida e as perspectivas das pessoas em situação de rua", destaca o Promotor de Justiça.

O Prêmio tem como objetivo identificar e homenagear àqueles que contribuem de forma substancial para o crescimento e desenvolvimento de Florianópolis. Também foram entregues homenagens nas áreas de Desenvolvimento Sustentável, Revitalização Urbana e Apoio ao Movimento de Combate à Pirataria.

O Grupo

O Grupo Permanente em Defesa das Pessoas em Situação de Rua foi criado em abril de 2017 e é formado pela Secretaria Municipal de Segurança, pela Guarda Municipal, pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Florianópolis (Abrasel), pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), pela Polícia Militar, pela Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap), pela Secretaria de Assistência Social, pela Comissão dos Direitos Humanos da OAB/SC, pela Secretaria Municipal de Saúde, pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), pelo Conselho de Segurança do Centro da Capital (Conseg) e pela Delegacia de Polícia Civil especializada em pessoas desaparecidas.

Já foram realizadas 44 operações nas regiões norte, sul, central e continental de Florianópolis e também efetuados atendimentos às pessoas em situação de rua como, por exemplo, a ação que atendeu 230 cidadãos dia 11 e 12 de novembro, no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (CENTRO POP), próximo à Passarela do Samba Nego Quirido. A proposta do grupo, além de higienizar os locais onde se instalam os moradores e encaminhá-los para atendimento e acolhimento especializado, é orientá-los quanto às boas práticas de higiene pessoal e de saúde e instruí-los para que descartem corretamente o lixo produzido.






Redes Sociais