Entrega armas Gaeco 2A presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG) e procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP), Ivana Cei, recebeu, em Macapá-AP, a visita institucional da presidente do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC) e procuradora-geral de Justiça do Ministério Público de Roraima (MPRR), Janaína Carneiro Costa. Nesta segunda-feira (12), as gestoras cumpriram extensa agenda organizada para apresentação da estrutura do MP-AP, principalmente, das unidades que atuam no combate à criminalidade no Estado.

Pela manhã, no Complexo Cidadão Sul – Promotor Mauro Guilherme da Silva Couto, a presidente do CNPG e a presidente do GNCOC, acompanhadas do chefe de gabinete da PGJ, João Furlan, visitaram as instalações do Núcleo de Inteligência do MP (NIMP) e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco-AP). A comitiva foi recepcionada pela coordenadora das duas unidades, promotora de Justiça Andréa Guedes.

Na oportunidade, Janaína Carneiro acompanhou a entrega oficial das armas do tipo pistola, calibre .40, adquiridas pela Procuradoria-Geral de Justiça e entregues para a coordenadora do NIMP e Gaeco-AP e também ao chefe do Gabinete Militar da instituição, coronel Joércio dos Santos.

“O Núcleo de Inteligência e o Gaeco cresceram, se desenvolveram e vêm demonstrando o serviço que podem prestar à nossa sociedade. Eu só tenho que agradecer à doutora Ivana Cei, pois essas armas são um pedido antigo nosso e hoje é uma realidade, pois ela é uma gestora que realmente tem compromisso com a instituição”, salientou Andréa Guedes.

PGJ Janaina Carneiropresidente do GNCOC agradeceu pela receptividade, elogiou a estrutura, tanto física quanto de pessoal. “Parabenizo a colega Andrea Guedes pelo trabalho que temIvana Cei entrega armas para Gaeco Nimp e Gabinete Militardesempenhado e pela coragem de ter aceito esse desafio de reestruturar o Gaeco-AP e o Nimp. Nós sabemos que a luta contra o crime organizado e o combate à corrupção sempre foi uma bandeira do MP, mas precisamos de mais pessoas sensatas e coerentes, que hajam no rigor da lei para que tenhamos êxito no nosso trabalho”, ponderou Janaína Carneiro.

“Parabéns, Ivana Cei. Essas poucas horas que passei aqui no Amapá foram apenas para reafirmar a sua liderança como membro do Ministério Público no Amapá e em todo o Brasil. É uma honra estar aqui como tua colega do CNPG - você é nossa líder – e agora que assumi esse desafio do grupo nacional, quero dizer que estamos à disposição naquilo que a gente puder somar. O Ministério Público brasileiro tem que continuar seu papel constitucional e se estruturando cada vez mais, a prova temos aqui nesse investimento para a segurança dos membros e também da população”, disse a presidente do GNCOC.

A PGJ do MP-AP e presidente do CNPG também elogiou o trabalho que a promotora Andréa Guedes vem desenvolvendo em todas as áreas, não só no combate à corrupção - que tem que continuar, mas também em um problema que atinge mais de perto a população, que são as organizações criminosas. “A doutora Andrea tem sido um braço muito importante na apreensão de drogas e de armas, para desarmar o crime organizado no Estado, e é isso que nós queremos, que a população quer ter: segurança”.

Ivana Cei agradeceu à visita da PGJ do MPRR e também elogiou sua coragem em assumir esse grande desafio de administrar os Gaeco’s em todo o Brasil, destacando ser a primeira vez que duas mulheres assumem essa presidência e vice-presidência do Grupo Nacional, parabenizando pelas iniciativas já realizadas e agradecendo pelo apoio à sua gestão no CNPG.

“Hoje eu estou felicíssima, porque assim como na Procuradoria-Geral não consigo trabalhar sozinha, no CNPG também não conseguiria. Tenho contado com os ‘meninos’, mas principalmente com as mulheres do Conselho Nacional de PGJs. E, a doutora Janaína está com esse desafio, de fazer com que todos trabalhem na mesma missão, respeitando as especificações de cada unidade, mas o MP nacionalmente tem que estar imbuído por uma unidade. Esse é o maior desafio da doutora Janaína e tenho certeza que ela vai conseguir porque ela já está fazendo a diferença”, pontuou Ivana Cei.

Visita PGJao prédio da PGJ

Após participar da entrega das armas, a procuradora-geral do MPRR foi conhecer as instalações da Procuradoria-Geral de Justiça, onde foi recepcionada pelas procuradoras de Justiça Socorro Milhomem e Judith Teles, e o promotor de Justiça Marco Valério Santos.

Por ocasião da visita, a PGJ Ivana Cei presenteou a PGJ Janaína Carneiro com um quadro retratando a Fortaleza de São José de Macapá.

 

 

 

 

 

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá

Gerente de Comunicação - Tanha Silva

Núcleo de Imprensa

Texto: Gilvana Santos

Contato: (96) 3198-1616

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.






Redes Sociais