A relevância da atuação do Ministério Público brasileiro para proteção do meio ambiente foi um dos destaques do ‘2° Encontro de Procuradores-Gerais de Justiça da Região Norte’, que aconteceu hoje, dia 27, em Palmas, e teve a participação da presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) e procuradora-geral de Justiça da Bahia, Norma Cavalcanti. O encontro contou com as presenças dos PGJs do Pará, César Bechara, vice-presidente do CNPG para a Região Norte; do Tocantins, Luciano Casaroti; Acre, Danilo Lovisaro; Amapá, Ivana Cei; Amazonas, Alberto Rodrigues; Rondônia, Ivanildo de Oliveira; e Roraima, Janaína Carneiro Costa.

Os procuradores-gerais de Justiça Adjunto e Adjunto para Assuntos Jurídicos do MP da Bahia, respectivamente, Paulo Marcelo Santana e Wanda Valbiraci, também acompanharam a reunião, que teve palestra do jornalista Francisco José sobre o ‘MP e a questão ambiental’. Ele aproveitou a oportunidade para enfatizar a necessária atuação do MP em defesa do meio ambiente e lembrou que a imprensa e o MP são grandes parceiros na caminhada de identificação e apuração de danos ambientais. O jornalista destacou a “catástofre” que está acontecendo com os índios Yanomamis e relatou algumas experiências vivenciadas ao longo da carreira.

 

Norma Cavalcanti registrou o agradecimento pela explanação e lembrou que a fala serve de alerta para que o Ministério Público continue e seja, cada vez, mais vigilante na defesa do meio ambiente e das causas sociais. Os procuradores-gerais de Justiça debateram ainda questões institucionais e abordaram os atos antidemocráticos ocorridos em Brasília no último dia 8 de janeiro, fazendo um nivelamento de informações, identificando aspectos comuns, providências adotadas, desafios e estratégias.

 

 

 

 






Redes Sociais