Foram abertas na noite desta quarta-feira, 10 de maio, em solenidade conjunta, as reuniões do Conselho Nacional dos Procuradores do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), do Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH), do Grupo Nacional de Defesa do Consumidor (GNDC) e do Grupo Nacional de Execução Penal. A cerimônia ocorreu no teatro do Sesc Cajuína, localizado na zona Leste de Teresina.

O evento tem o tema “Junt@s: construindo o futuro e transformando realidades”. Mais de 200 integrantes do Ministério Público brasileiro estão na capital piauiense, para discutir e planejar ações que possam aperfeiçoar a atuação do parquet em todo o país.

O evento começou com uma apresentação do Coral Vozes do Ministério Público. Em seguida, os presentes acompanharam a execução dos Hinos do Brasil e do Piauí pela Orquestra Sinfônica de Teresina (OST). O grupo musical fez também um pequeno concerto, que mesclou canções regionais e sinfonias de compositores europeus.

Ao término das apresentações culturais, foi composta a mesa de honra da solenidade de abertura. Fizeram parte do dispositivo de honra: o procurador-geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura, o governador do Piauí, Rafael Fonteles, a presidente do CNPG e procuradora-geral de Justiça da Bahia, Norma Cavalcanti, a procuradora-geral do Espírito Santo e presidente do GNDH, Luciana Andrade, o primeiro-vice-presidente da Conamp, Tarcísio Bonfim, o conselheiro do CNMP Rinaldo Reis Lima, o desembargador do TJ-PI Pedro Macedo, a secretária executiva do Ministério de Direitos Humanos e da Cidadania, Rita Oliveira, a chefe de gabinete do PGR, Eunice Carvalhido, o presidente do TCE-PI, Kennedy Barros, o Corregedor-Geral do MPPI, Fernando Ferro, e o presidente do Sistema Fecomércio, Valdeci Cavalcante.

Iniciaram, após a composição da mesa, os pronunciamentos da cerimônia. Tarcísio Bonfim, Rinaldo Lima, Luciana Andrade, Norma Cavalcanti, Rafael Fonteles e Cleandro Moura fizeram uso da palavra.Durante sua fala, o chefe do MP do Piauí fez uma homenagem às mulheres que integram do Ministério Público brasileiro. Ele entregou flores à Eunice Carvalhido, Norma Cavalcanti, Luciana Andrade e Rita Oliveira.

“Estou orgulhoso porque hoje temos o prazer e a honra de receber dezenas de colegas de missão, atuantes em todo o MP brasileiro. Nos próximos dias compartilharemos conhecimentos e experiências sobre inúmeros temas de enorme importância. Isso porque o Ministério Público se afigura como protagonista em inúmeros debates de relevância pública no país”, disse o PGJ do Piauí.O governador do Piauí, Rafael Fonteles, destacou a importância do diálogo entre os Poderes e instituições de estado. “Respeitamos a independência do MP e procuramos trabalhar em harmonia. Rogo que esse diálogo dos membros do MP com o Poder Executivo seja cada vez maior, mais presente e se fortaleça, para que a gente possa, enquanto representantes eleitos pelo povo, acertar cada vez mais”, afirmou o chefe do Executivo piauiense.

A presidente do CNPG, Norma Cavalcanti, lembrou o perfil constitucional do MP brasileiro. “Alcançamos muitas conquistas, mas precisamos avançar ainda mais, principalmente na questão dos direitos humanos, da mulher, dos idosos, do consumidor, meio ambiente,  infância e adolescência. Nós estamos aqui para servir, defendendo a causa maior dos direitos fundamentais: a vida dos brasileiros”, destacou.

Luciana Andrade fez um balanço de sua gestão à frente do GNDH. “Foram dois anos de intenso trabalho. Saímos com a sensação de dever cumprido. Além disso, quero agradecer as todos os integrantes das comissões do GNDH. São valorosos membros do Ministério Público brasileiro”, salientou a PGJ do Espírito Santo.

O PGJ do Piauí também foi homenageado. Recebeu um exemplar do livro “Por aí”, uma placa e um marca-página. O reconhecimento foi entregue a Cleandro Moura pela chefe de gabinete do PGJ, Cláudia Seabra.

A solenidade foi encerrada com a palestra “A efetividade dos direitos humanos na construção de um futuro sustentável”, da Secretária Executiva do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, Rita Oliveira.

A programação segue nessa quinta e sexta-feira, com as reuniões simultâneas dos grupos e comissões.

 

 

 

Fonte: Ascom/MPPI






Redes Sociais