O Presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), PGJ do Pará César Mattar Jr., participou na última sexta-feira, 18, da Sessão Solene do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça do Estado de São Paulo, na qual aconteceu a outorga do Colar do Mérito Institucional a 10 personalidades que prestaram inestimáveis serviços ao Ministério Público no âmbito do gabinete de crise da covid-19. A solenidade foi presidida pelo Procurador-Geral de Justiça de São Paulo, Mario Sarrubbo.

Foram homenageados: o Promotor de Justiça Arthur Pinto Filho, coordenador do Gabinete de Crise e os médicos Ana Maria Malik, Augusto Scalabrini, Caio Rosenthal, Dráuzio Varella, Ester Sabino, Gonzalo Vecina Neto, Giovanni Guido Cerri, Mário Scheffer e Roberto Kalil Filho.

A Procuradoria-Geral de Justiça criou, no dia 17 de abril de 2020, o gabinete de crise, que teve como papel a formulação de enunciados para orientar a atuação dos membros do MPSP no combate à pandemia.

Segundo Sarrubbo, os médicos e pesquisadores laureados pelo Ministério Público de São Paulo demonstraram enorme "generosidade" ao dar suporte aos promotores, apesar do momento extremamente assoberbado pelo qual passavam por conta do enfrentamento à maior crise sanitária que se abateu sobre o Brasil e o mundo em um século. Ele também destacou a experiência e a ponderação de Arthur Pinto Filho, titular da Promotoria de Justiça de Direitos Humanos - Saúde da Capital, na coordenação do gabinete de crise, justificando a concessão da honraria.

Entre as autoridades que participaram da sessão solene estavam: Paulo Penteado (presidente da Associação Paulista do MP),  Roberto Livianu, secretário em exercício do Órgão Especial, Motauri Ciocchetti de Souza (corregedor-geral do MPSP), Maurício Serpa (Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo), professora Maria Arminda (vice-reitora da USP), Tatiana Bicudo (secretária do Conselho Superior do MPSP), Herman Herschander (desembargador do Tribunal de Justiça), Florisvaldo Fiorentino (defensor público geral), José Antonio Encinas Manfré (desembargador do Tribunal Regional Eleitoral), Letícia Feres (procuradora-geral de Contas), Artur Dian (delegado-geral da Polícia Civil) e o tenente-coronel Nelson Souza Santos (chefe da Assessoria Militar do MPSP), entre outros.


Texto: Ascom MPPA, com informações da Ascom MPSP
Foto: Ascom MPSP





Redes Sociais