[09/11/2011]Presidente do CNPG participa de Lançamento de Planejamento Estratégico do CNMP

 


Procurador-Geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e Presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG), Cláudio Lopes, participou da cerimônia de lançamento do Planejamento Estratégico Nacional do Ministério Público 2011-2015, promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O evento ocorreu em Brasília, nesta quarta-feira (09/11).

Para realizar esse projeto, todos os ProcuO radores-Gerais de Justiça dos Estados e dos ramos do Ministério Público da União foram entrevistados. Estudos dos planejamentos estratégicos de todas as unidades do Ministério Público brasileiro foram feitos, ao mesmo tempo em que uma pesquisa nacional por meio eletrônico foi distribuída com a participação de mais de 1.400 Membros. Houve ainda a realização de eventos regionais, dos quais o do Rio de Janeiro, em maio deste ano, reunindo os participantes também dos Estados do Espírito Santo e Minas Gerais. Todas essas informações serviram de base para a elaboração do mapa estratégico do Ministério Público no Brasil e concretizou a primeira etapa da implantação da gestão estratégica. Entre os trabalhos pioneiros desenvolvidos nos Estados foi citado, dentre outros, como exemplo de um excelente projeto, o Em Nome do Pai, do MPRJ, que busca o reconhecimento da paternidade.

“O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro já elaborou o seu planejamento estratégico há cerca de três anos, assim como outros Estados. Vejo com satisfação a iniciativa do CNMP de fomentar uma unificação nacional”, afirmou Cláudio Lopes.

A Conselheira do CNMP, Cláudia Chagas, Presidente da Comissão de Planejamento Estratégico Nacional do Ministério Público, iniciou a cerimônia ressaltando que após cinco anos da criação do CNMP não bastava ao Conselho o papel de órgão fiscalizador da conduta dos Membros. Segundo Cláudia, promover a integração e o aperfeiçoamento do Ministério Público brasileiro, respeitando a autonomia de cada unidade, era possível. A partir da ideia de buscar a unidade nacional começou-se a desenvolver o planejamento: “Por ser inédito, este Projeto, que já se tornou uma Resolução do CNMP, estará sempre em construção”. Ela agradeceu a contribuição de diversas entidades, e em especial ao CNPG, e ressaltou a campanha O que você tem a ver com a Corrupção como exemplo de projeto de unificação nacional bem sucedido. A Conselheira solicitou também que os Procuradores-Gerais de Justiça remetam suas experiências ao CNMP, com a intenção de fomentar um banco de projetos.

Encerrando a cerimônia, o Procurador-Geral da República e Presidente do CNMP, Roberto Gurgel, convidou todos os Membros a aderirem ao planejamento estratégico, afirmando que esta é a melhor forma para fortalecer e estruturar o Ministério Público brasileiro.

 






Redes Sociais