Após a Articulação Brasileira Contra a Corrupção e a Impunidade (ABRACCI) ter divulgado nota pública contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 37/11 na semana passada, outras organizações não governamentais (ONGs), que também integram a ABRACCI, vieram a público manifestar-se contra essa tentativa de cerceamento das investigações criminais por parte do Ministério Público. Foi o caso das ONGs Guará- Guardiões da Rainha das Águas, de Águas da Prata e a Viva São João, de São João da Boa Vista, todas com atuação na região Norte do país.
 
Eduardo Pirajá Martins Filho, presidente da Viva São João  informa que a Ong se posiciona contra a PEC 37 e convoca a toda a sociedade da região de São João da Boa Vista e de Águas da Prata a fazerem o mesmo. “É um absurdo  tirar do Ministério Público o poder investigatório! Deixaremos a sociedade orfã. O Ministério Público é quem mais investiga o crime organizado, o desvios de verba, a corrupção e os abusos de agentes públicos. E como advogado da sociedade, o MP deve ter o poder de investigar e provocar a justiça para garantir o direito dos cidadãos”, afirma. Pirajá lembra que o Ministério Público sempre foi um grande aliado da sociedade e a sua independência na investigação e atuação deve ser defendida e sempre fortalecida, nunca enfraquecida.
 
Já Yara Cavini, vice presidente da Associação Guardiões da Rainha das Águas – Guará – também se posiciona contra a aprovação da PEC 37, considerando um retrocesso na luta contra a corrupção e a impunidade. “ O Ministério Público é a porta de entrada para a garantia dos direitos do cidadão e convocamos toda a sociedade a dizer NÃO à PEC 37,  esperando que os parlamentares façam o mesmo.”. 
 
Fonte:
 
Texto - Portal Fala Gente!





Redes Sociais