Presidente do CNPG, Oswaldo Trigueiro, prestigia a sonelidade

Marfan Martins Vieira foi empossado como Procurador-Geral de Justiça do MPRJ para o biênio 2013/2015, em sessão solene do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça nesta quinta-feira (17), no auditório da sede. Depois de ter sido o mais votado na lista tríplice, com 429 votos, Marfan foi escolhido pelo Governador Sérgio Cabral Filho para substituir Cláudio Soares Lopes.

Após fazer um balanço de seus quatro anos à frente da Instituição, Cláudio Lopes desejou “sorte e sucesso na Chefia da Instituição” ao novo Procurador-Geral.

Em seu discurso, Marfan enfatizou que “o desafio que nos causa maior inquietação é o de corresponder às expectativas daqueles que procuram o Ministério Público como último resquício de esperança para superação de suas angústias, na busca pela preservação de valores como dignidade, igualdade e justiça”.

Marfan destacou, ainda, que “uma de nossas bandeiras no plano institucional será a luta incessante contra a aprovação da PEC 37. Não podemos conceber um Ministério Público de muletas, cerceado em sua missão de bem defender a ordem jurídica na seara penal”. Ele reafirmou também os compromissos de intensificar o diálogo intrainstitucional, de ser rigoroso quanto à observância dos princípios da publicidade e da transparência administrativa e de valorizar e aparelhar os órgãos de execução”.

A Mesa

Além de Marfan Vieira e Cláudio Lopes, fizeram parte da mesa de cerimônia o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho; o vice-governador Luiz Fernando de Souza; o presidente da Alerj, Paulo Melo; o 2º Vice-Presidente do TJRJ, Nascimento Antônio Póvoas Vaz; o Ministro do STF Marco Aurélio Mello;o presidente do TRE/RJ, Luiz Zveiter; o Deputado Federal Anthony Garotinho; o presidente da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, Jorge Felippe; o presidente da OAB/RJ Felipe Santa Cruz; o Vice-Presidente do TCE, Aluisio Gama de Souza; o Secretário de Estado da Casa Civil Regis Fichtner; a Corregedora-Geral do MPRJ, Maria Cristina de Azevedo; o Conselheiro do CNMP, Jarbas Soares Júnior; o presidente do CNPG, Oswaldo Trigueiro; a Procuradora-Geral do Estado do Rio de Janeiro, Lúcia Lea Tavares; o Procurador-Geral do Município e representante do Prefeito, Fernando dos Santos Dionísio; o conselheiro do CNJ Bruno Dantas; o Procurador-Chefe em exercício da 2ª Região da PGR, Nilton Penna; o Procurador-Chefe da PGR no Rio de Janeiro, Guilherme Guedes Raposo; a Procuradora-Chefe do Trabalho da 1ª Região, Teresa Cristina Basteiro; a Presidente eleita do TJRJ, Desembargadora Leila Mariano; o Defensor Público-Geral do Estado, Nilson Bruno Filho; o presidente do TCM Thiers Montebello; a 1ª Vice Presidente da CONAMP, Norma Angélica Cavalcanti; e o presidente da AMPERJ, Luciano Oliveira Mattos de Souza.

Perfil

Marfan Martins Vieira, de 63 anos, é natural de Caxambu, Minas Gerais. Está completando, em fevereiro próximo, 30 anos de carreira no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.

Pela terceira vez, Marfan ocupa o cargo de Procurador-Geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Ele foi também Presidente da CONAMP e do CNPG, tendo ainda presidido a AMPERJ, por seis mandatos, nos períodos de 1998 a 2004 e 2009 a 2012.

Após a cerimônia, todos os presentes foram convidados a participar de um coquetel no foyer da sede.

Fonte:

Texto- MPRJ

Foto - MPRJ

 






Redes Sociais