Christina Biebesheimer (Chief Counsel Justice Reform) e Nina Mocheva (Private Sector Development Specialist and Business Investiment) apresentaram, no último dia de trabalho da comitiva brasileira do Ministério da Justiça junto ao Banco Mundial, em Washington D.C., nos Estados Unidos, as perspectivas de investimentos no Brasil.

No primeiro momento, foram levantados os pontos em que o Banco Mundial poderia contribuir de forma mais expressiva, tendo sido destacado, pela conselheira-chefe Christina Biebesheimer, a importância da visita e da exposição das necessidades e problemas que o sistema de Justiça brasileiro passa.

Nina Mocheva expôs, de forma bastante objetiva, as formas de captação de recursos pelo Banco Mundial e que seus técnicos irão formatar plano de trabalho para a consecução dos objetivos do governo brasileiro.

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público da Paraíba (MPPB), Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, integrante da delegação brasileira, demonstrou especial interesse em dois pontos abordados nas apresentações. O primeiro relativo ao combate a corrupção, cujo interesse do banco é o de fortalecer os Ministérios Públicos estaduais no que diz respeito as formas de combate a essa chaga.

O outro se refere a uma discussão interessante, que é promover a mediação no ambiente da receita estadual, pois, ao se instalar um centro de mediação na área fiscal, essa ideia surtiria o efeito desejado, ou seja, não só recuperar ativos para o estado, como também evitar a judicialização nos tribunais. “Vamos apresentar essa proposta ao governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), e ao secretário da Receita paraibana, Marialvo Laureano, para que, ao lado da Promotoria de Justiça Especializada de Combate à Sonegação do MPPB, possamos desenvolver mecanismos de melhor eficiência no dinheiro desviado e sonegado”, declarou o procurador-geral Oswaldo Trigueiro, que também é o presidente do Conselho Nacional dos Procuradores Gerais (CNPG).

Fonte: 

Texto - MPPB

Foto - MPPB






Redes Sociais