A Conselheira do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Cláudia Chagas,  participou, na tarde desta segunda-feira (04), da reunião ordinária do CNPG.

Durante sua participação, a Conselheira  ressaltou a importância da comunicação como um entre os MP’s como um instrumento para alinhar pensamentos, aumentar a unidade e, consequentemente, fortalecer o Ministério Público.  “Desde que iniciamos esse processo de conduzir um projeto nacional, buscamos sempre o dialógo e a  aproximação com o CNPG tem sido essencial para esse trabalho”, afirmou.

O primeiro ponto explanado foi relativo ao Banco Nacional de Projetos, que é uma ferramenta que permite o compartilhamento de material e informações entre os MP’s Brasileiros. “ Até agora contamos com 235 projetos de diversos estados. Esta tem sido uma experiência interessante para todos nós, pois permite perceber as prioridades de cada unidade e os temas mais comuns de cada um.  O Banco auxilia para que possamos fazer uma ligação entre estes projetos com o Mapa Nacional e estabelecer novos passos para o Ministério Público Brasileiro.”  

Para o mês de abril está previsto a retomada de encontros regionais, o que a Conselheira classifica como um ponto importante, pois é uma oportunidade de mostrar o que foi construído em conjunto , fazer uma projeção para o futuro e alinhar ideias.

 Cláudia chagas falou ainda sobre o Portal de Direitos Coletivos, uma resolução conjunta entre o CNMP e o Conselho Nacional de Justiça ( CNJ).  A iniciativa, segundo a Dra. Chagas, “ facilita os trabalhos dos colegas que podem trocar experiências, além de dar visibilidade para o trabalho do Ministério Público”.

 

 

 

 

 

 

 






Redes Sociais