“Em um país democrático, uma instituição do gabarito que é o Ministério Público não pode ser impedida de investigar àqueles que, por algum motivo, ousaram em sair dos limites legais”. A declaração partiu do prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, em apoio à campanha contra a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC 37), que dá às polícias a exclusividade nas investigações criminais. 

O prefeito ressaltou que, nas últimas décadas, o Brasil tem avançado em sua democracia e que a limitação do poder de investigação do Ministério Público seria um retrocesso. “Para que haja democracia, precisamos ter instituições fortes e o respeito ao cumprimento da lei. O Ministério Público, como fiscal da lei, tem que ter autonomia para implementar investigações, para que ele possa buscar a verdade, doa a quem doer”, afirmou Mendes. 

Na última semana, além do prefeito de Cuiabá, também manifestaram apoio à campanha contra a PEC 37, o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso,o Ministério Público de Contas e o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). Desde o início desta semana, o procurador-geral de Justiça, Paulo Roberto Jorge do Prado, está visitando os veículos de comunicação para discutir o assunto com jornalistas e buscar o apoio da imprensa. 

MOBILIZAÇÃO NO ESTADO: No dia 12 de abril, será realizado em Cuiabá, na sede das Promotorias de Justiça, um Ato Público contra a aprovação da PEC 37. No interior do Estado, os promotores de Justiça também estão se mobilizando. Até o momento, estão programados discussões sobre o tema em Peixoto de Azevedo, Cotriguaçu, Poconé, Cláudia, Marcelândia, Aripuanã, Várzea Grande, Araputanga, Barra do Garças, Comodoro, Juara, Colniza e Colíder.

Fonte:

Texto - Imprensa CNPG com imprensa MPMT

Foto - Olhar Direto






Redes Sociais