O segundo dia da reunião ordinária do CNPG, que acontece nesta sexta-feira (05) foi marcado pela discussão para alinhamento das ações dos Ministérios Públicos para a defesa do poder investigação do MP. Entre os dias 08 e 12 deste mês serão realizadas uma série de atos públicos em todo país com o objetivo de alertar a sociedade sobre a PEC 37, proposta que acrescenta um parágrafo no artigo 114 da Constituição Federal e restringe o poder de investigação de infrações penais a policia federal e civil.

O Coordenador da Campanha Brasil Contra Impunidade e procurador-geral do Rio Grande do Norte, Dr. Manoel Onofre, ressaltou a importância do engajamento pessoal de cada PGJ e da união entre os MP’s para o êxito da campanha e para que toda a sociedade seja devidamente esclarecida.

Ao expor as ações que estão planejadas para cada estado, os PGJs foram unânimes sobre a importância da mídia como caminho para divulgação da campanha e todos já buscaram aproximação com os veículos de cada estado.

As instituições religiosas de diversos estados também foram outro setor considerado como aliados importantes e alguns , como a Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), já manifestaram seu apoio ao poder de investigação do MP. O presidente do CNPG, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, enfatizou a importância da aproximação dos estudantes e com os movimentos estudantis.

Durante a reunião foi destacado que o MP não busca rivalizar com a policia, mas que o objetivo é trabalhar em conjunto. O Subprocurador do Rio de Janeiro, Ertulei Matos, ressaltou que “o espírito de luta e união entre os MP’s pelo combate a PEC 37 deve ser mantido de maneira permanente”.

 

Simpósio

Na manhã do dia 24 de abril acontece, em Brasília, o I Simpósio Brasileiro contra Impunidade. Organizado pelos Ministérios Públicos, o evento terá como tema o poder investigatório do Ministério Público. A mesa de discussão será mediada pelo jornalista da Rede Globo Heraldo Pereira.

No mesmo dia será realizada, a partir das 15h, uma marcha até o Congresso Nacional. Na ocasião serão entregues ao presidente da Câmara Federal docuemtnso com um balanço das ações da semana contra PEC 37 e a Carta de Brasília






Redes Sociais