Com 511 votos, o subprocurador Rodrigo Janot foi o mais votado na lista tríplice para o cargo de procurador-geral da República. 

 

O sub-procurador-geral da República Rodrigo Janot foi o mais votado na eleição promovida pela Associação Nacional dos Procuradores da República (Anpr) e encabeçará a lista tríplice oficial de candidatos ao cargo de procurador-geral da República. O documento será enviado à presidente Dilma Rousseff. 

Janot recebeu 511 votos. Terceira mais votada em 2011, a ouvidora-geral do Ministério Público da União, Ela Wiecko, ficou em segundo lugar, com 457 votos. O nome da vice-procuradora-geral da República, Deborah Duprat, apareceu 445 vezes nas urnas, o que fez dela terceira colocada. Com 271 votos, a vice-procuradora-geral Eleitoral, Sandra Cureau, ficou de fora da lista que será enviada ao Palácio do Planalto. Participaram da eleição 888 procuradores, sub- procuradores-gerais e procuradores regionais da República ativos e inativos, associados à ANPR.

A lista tem caráter sugestivo e a Dilma cabe livre escolha na nomeação. Mas a expectativa é de que a presidente acate a escolha dos integrantes do Ministério Público Federal e conduza Janot ao cargo. Foi o que ocorreu nas últimas cinco votações, desde o início do governo Lula. Reclamando da restrição do direito de voto aos integrantes do MPF, as associações dos Procuradores do Trabalho (ANPT), do Ministério Público Militar (ANMPM) e doMinistério Público do Distrito Federal e dos Territórios (AMPDFT) fizeram eleições paralelas e também encaminharão uma lista tríplice a Dilma, desta vez com Duprat em primeiro lugar, Janot em segundo e Wiecko em terceiro. Na listagem extraoficial, também foram computados dos votos da eleição da ANPR, que não reconhece a legitimidade da iniciativa. Principal opositor ao atual procurador-geral, Roberto Gurgel, Janot preferiu passar a noite com a família e só deve dar entrevistas hoje.

Fonte:

Texto -Correio Brasiliense

Foto - Veja 






Redes Sociais