“A PEC 37 é um ato de violência contra a sociedade. Tudo o que o Brasil pede é um mínimo de decência e de combate à corrupção." Foi com essa declaração que o  Ciro Gomes declarou sua opinião contrária à PEC 37. O ex-ministro afirmou ainda que a aprovação da proposta interessa apenas ao lado "podre" da politica brasileira e vai de encontro ao interesse público e da moralidade.

Atualmente, em apenas três países o Ministério Público não tem o poder de investigar: Uganda, Quênia e Indonésia. Caso aprovada, a PEC 37 fará que o Brasil seja o quarto país da lista. Para Ciro Gomes, com isso  a sociedade vai experimentar a repulsa pela sua própria representação, ferindo a democracia. Membros dos MP's de países como Argentina, Croácia, Canadá e Estados Unidos já manifestaram seu apoio na defesa do poder investigatório do MP brasileiro. 

Embora tualmente  o Brasil ocupe um papel de destaque no cenário internacional, para Ciro Gomes, o momento  parlamentar vivencia está em um momento crítico. “Por isso, é preciso criar uma onda de opinião pública que iniba a deliberação da PEC 37”, opina. Com isso, Ciro alerta a população para que se aprofunde nas questões políticas, indo às ruas, escrevendo para seus representantes e ameaçando não votar novamente no parlamentar que seja a favor da PEC 37. “A população tem que entender que fora da política não há solução para nada”, sentencia

O ex-ministro ressaltou ainda o MP como uma das excelentes providências da Constituição de 1988. “Aqui no Ceará estamos experimentando grandes avanços com o Ministério Público”, destacou.    
 
 Foto - UOL





Redes Sociais