Lio Marin, à esquerda, durante a posse oficial realizada na última segunda-feira (15). 
 
 
Acontece nesta sexta-feira (19)  a solenidade de posse do atual procurador-geral de Justiça, Lio Marcos Marin, para o segundo mandato referente ao biênio 2013/2015. O evento será realizado no auditório Antonieta de Barros, da Assembleia Legislativa. Marin foi nomeado no inicio do mês pelo governador Raimundo Colombo. 
 
A posse oficial aconteceu na última segunda-feira (15). Na ocasião, O PGJ renovou o compromisso de dar continuidade às ações para tornar o Ministério Público mais atuante e reafirmou a parceria com o Governo do Estado para caminhar na boa gestão da coisa pública. Lio também agradeceu a solidariedade do Governador "com nossa atuação no momento em que somos questionados pela PEC 37, o que nos deixa muito animados e esperançosos".
 
Prioridades para o novo mandato
 
Após dedicar o primeiro biênio à construção do planejamento estratégico, no segundo mandato o Procurador-Geral de Justiça, Lio Marcos Marin, concentrará esforços na execução dos projetos escolhidos. "Com o Planejamento Estratégico, temos um plano de ação definido para os próximos 10 anos, com controle das metas a serem alcançadas", afirma o Procurador-Geral.
 
Marin também destaca o Plano Geral de Atuação 2013, que norteará as atividades do Ministério Público durante o ano. "O plano foi feito a partir de consultas aos Promotores de Justiça em encontros regionais e procura espelhar a realidade de nosso Estado. Define prioridades sem impedir a atuação em outras frentes", comenta.
 
Para 2013, o plano definiu o saneamento básico como prioridade estadual e destaca programas nas áreas criminal, de infância e juventude, do meio ambiente, da ordem tributária, da moralidade administrativa, dos direitos humanos e terceiro setor, do consumidor e do controle da constitucionalidade.
 
Para o Procurador-Geral é importante destacar também o incentivo para os Promotores de Justiça envolverem-se com as comunidades e buscarem o diálogo. "Nosso objetivo é garantir o respeito aos direitos do cidadão e, se pudermos fazer isso de forma extrajudicial, buscando uma solução em conjunto, melhor para a sociedade. Na Procuradoria-Geral estamos trabalhando com outras instituições e queremos passar essa forma de atuação aos colegas nas Promotorias de Justiça", explica Marin.
 
Após comentar sobre as ações previstas, Marin faz questão de lembrar que para o bom atendimento ao cidadão são necessárias, ainda, melhorias na infraestrutura interna. Entre os principais problemas cita a defasagem no número de Promotores de Justiça e o espaço físico. "São aspectos importantes que devemos superar para ampliar o atendimento à crescente demanda pela atuação do Ministério Público em todo o Estado", complementa.
 
Fonte: Imprensa do CNPG com Imprensa MPSC





Redes Sociais