O Globo publicou, na edição desta segunda-feira (29) o Editorial “Função a preservar”, no qual o jornal defende o poder investigatório do Ministério Público, ameaçado pela Proposta de Emenda Constitucional nº 37 (PEC 37), em tramitação no Congresso Nacional.

O editorial diz que “é deletério o movimento que se arma no Congresso, sob a capa da Proposta de Emenda Constitucional 37, para proibir o Ministério Público de atuar em inquéritos. O atual modelo tem funcionado de forma eficiente: o trabalho de promotores e procuradores não se sobrepõe ao da polícia — antes, se dá em colaboração, com o objetivo de tornar mais eficazes as peças de acusação. Uma instância não implica a invalidação da outra”.

O jornal lembra a atuação do Ministério Público na ação penal 470, que ficou conhecida como Mensalão, e afirma que “por si só, a imprescindível participação do MP na minuciosa informação das peças que levaram à condenação do grupo tornou-se um atestado da importância da presença de procuradores e promotores em procedimentos investigatórios”.

Na opinião de O Globo, “mesmo sem a contabilização do ruidoso episódio dos mensaleiros, tem sido positivo o saldo da participação do Ministério Público em investigações criminais no país, a maioria passada ao largo da publicidade na mídia”.






Redes Sociais