“Investigações Exitosas Realizadas pelo Ministério Público Brasileiro”, é o título da obra que conta através de 73 operações investigativas, a importância do Ministério Público brasileiro para o combate da criminalidade no País. O lançamento da publicação foi realizado nesta terça-feira (21) na sala da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e teve a presença dos procuradores-gerais de Justiça de todo o País, senadores da República, Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) Pedro Taques (PDT-MT) e o deputado Federal Alessandro Molon (PT-RJ), entre os outros membros do Ministério Público.

De acordo com o coordenador da Comissão de Mobilização Contra a PEC 37, Manoel Onofre de Souza Neto, mais de 70% das investigações apresentadas no livro foram feitas em parcerias com outras investigações. “O MP enfrenta e combate com competência a impunidade, mas é preciso salientar que essas fiscalizações não foram feitas sozinhas. Quero agradecer em nome do Conselho Nacional de Procuradores Gerais, o esforço que foi feito para que nós e a sociedade brasileira tivéssemos acesso às ações do Ministério Público, através do livro”, afirmou.

Para o senador Pedro Taques é preciso defender o poder constitucional de investigação do MP. “Tenho certeza que o MP não que presidir inquérito policial, quer apenas uma sociedade mais justa e mais livre da corrupção. Este tema é muito importante. Retirar o poder de investigação do Ministério Público é tirar a essência da instituição. Estamos aqui não só defendendo o direito da entidade, mas defendendo um estado democrático de direito”.

Quem também esteve presente foi o senador Randolffe Rodrigues que afirmou haver dois tipos de políticos a favor da PEC 37, os que conhecem muito bem e sabe qual é o papel do MP, por isso, querem intimidar e retirar o poder da entidade, e aqueles que desconhecem o Ministério Público. De acordo com Rodrigues esta publicação cumprirá um papel importante para aqueles que não conhecem bem o MP. “As investigações têm mostrado que alguns destes políticos estão atentando contra a República. A proposta é contra o país, é contra a república. Não roubar, não deixar roubar e colocar na cadeia quem roubar, são os mandamentos da administração pública e existe uma instituição que quer defender estes mandamentos: o MP”, destacou Randolffe.

O deputado Federal Alessandro Molon disse que a Casa não pode aprovar uma proposta que não é de interesse do povo brasileiro, disse também que precisa pensar no que é melhor para o País. “Este livro é a comprovação daquilo que queremos: uma sociedade sem impunidade”. Ele pediu para que o congresso não proíba que a impunidade aconteça. Por fim, esclareceu que não estava defendendo o MP em detrimento da Polícia, mas sim a colaboração entre estas duas instituições. 

Clique aqui para acessar o livro






Redes Sociais