O presidente Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), decidiu marcar a votação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 37 para o dia 3 de julho. De acordo com o parlamentar o Congresso precisar ouvir a população. “A Casa tem que ouvir o que as ruas estão dizendo e se conectar com elas”, disse o deputado ao blog do jornalista Josias de Souza.

A PEC 37 retira os poderes de investigação do Ministério Público brasileiro no âmbito criminal e político, conferindo às polícias Federal e Civil o monopólio destas investigações. A proposta tem sido rejeitada pela população, e acabou virando um dos principais motivos dos protestos. “Essas manifestações revelaram em todas as cidades uma rejeição muito grande à PEC. Mesmo parlamentares que assinaram a emenda, para permitir que ela tramitasse, hoje nos procuram com outra conversa”, disse Alves.

Inicialmente, pretendia-se votar a PEC 37 na próxima quarta-feira (26). Na semana passada, o vice-presidente da Câmara, André Vargas (PT-PR) dissera que a apreciação da emenda poderia ser adiada para o segundo semestre. Disse isso no exercício da presidência da Casa. Porém, de volta de uma viagem à Rússia, Henrique Alves descartou essa hipótese, entretanto adiou a votação apenas para 3 de julho.






Redes Sociais