A partir desta quarta-feira (18/04), estão abertas as inscrições para o I Prêmio CNPG de Jornalismo. Para se inscrever, basta entrar no Portal do CNPG (www.cnpg.org.br) e clicar no banner do Prêmio que abrirá um site específico sobre o concurso. Lá, o interessado poderá ler o regulamento, baixar e preencher as fichas de inscrição ou tirar dúvidas através do fale conosco. As inscrições vão até o dia 11 de junho, e o resultado será divulgado em solenidade no dia 17 de agosto, no Rio de Janeiro.
 
“Ao realizarmos nosso trabalho, contamos com um aliado natural, na busca pela preservação do estado de direito e das conquistas do cidadão: a imprensa, que, atuando igualmente em busca da verdade dos fatos, aponta erros e cobra resultados em todos os níveis – federal, estadual e municipal, em nome da sociedade que nós, igualmente, defendemos”, ressaltou o Presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG) do Ministério Público brasileiro, Cláudio Lopes.
 
De acordo com Lopes, a criação do I Prêmio CNPG de Jornalismo visa a premiar os melhores trabalhos da imprensa (Jornal, Revista, TV e Rádio) que mostram a atuação do Ministério Público brasileiro como agente de transformação social, em prol da sociedade brasileira. “Um país justo não pode prescindir de uma imprensa livre e de um Ministério Público forte e proativo”, afirma Lopes.
 
O I Prêmio CNPG de Jornalismo contemplará matérias jornalísticas com impacto social da atuação do MP nas seguintes áreas: Meio Ambiente e Patrimônio Cultural; Infância e Juventude; Patrimônio Público; Consumidor; Combate a Organizações Criminosas; Educação; Direitos do Cidadão; Direitos Humanos; Criminal; Cível; Eleitoral; Controle Externo da Atividade Policial; Saúde; Portador de Necessidades Especiais; Idosos; Tráfico de Seres Humanos e Violência Doméstica; Trabalho Escravo; Trabalho Infantil; e Índios e Minorias. 
 
O Prêmio terá quatro categorias: Jornalismo Impresso (Revista), Jornalismo Impresso (Jornal), Televisão e Rádio. O vencedor de cada categoria receberá R$ 10 mil. Poderão concorrer ao Prêmio somente matérias publicadas ou veiculadas de 7 de abril de 2011 a 7 de maio de 2012.

I Prêmio CNPG de Jornalismo é lançado no Rio

O I Prêmio CNPG de Jornalismo foi lançado, nesta segunda-feira (16/04), com a presença do Presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) e Procurador-Geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Lopes. A premiação contemplará matérias sobre o Ministério Público brasileiro.  As inscrições estarão abertas a partir desta quarta-feira (18/4) e vão até o dia 11 de junho. Para isso, basta entrar no Portal do CNPG (www.cnpg.org.br).  O resultado será divulgado em solenidade no dia 17 de agosto.

O lançamento ocorreu durante a IV Reunião dos Assessores de Comunicação do CNPG, na sede do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). “Acreditamos na força da participação das assessorias em todo o Brasil para a divulgação deste importante prêmio. Há três anos vejo o incremento da divulgação do trabalho do Ministério Público do Rio junto à sociedade. Isso é resultado de nossos investimentos em planejamento estratégico. Prova disso foi o Prêmio Instituição Cidadania 2011 que o MPRJ recebeu. E não é apenas o MP do Rio que está no caminho certo, mas sim todos os MPs brasileiros. A comprovação veio em uma recente pesquisa da Fundação Getulio Vagas, que mostrou o Ministério Público como a terceira Instituição de maior credibilidade para a sociedade. O Prêmio CNPG, com certeza, dará uma visibilidade ainda maior ao MP ”, afirmou Cláudio Lopes, na abertura do evento.

O Subprocurador-Geral de Justiça de Planejamento Institucional do MPRJ, Carlos Roberto de Castro Jatahy, integrou a mesa de abertura da reunião, que contou ainda com a participação do Coordenador de Acompanhamento de Projetos, Promotor de Justiça Cristiano Lajoia.

Logo após, o Coordenador da Faculdade de Jornalismo da PUC-Rio, Leonel Aguiar, discursou sobre o Jornalismo e a Democracia. Ele destacou a importância da premiação para a valorização da cobertura jornalística de assuntos relacionados ao Ministério Público.

À tarde, a Assessora-Chefe da Comunicação Social do Rio, Regina Lunière, apresentou os detalhes sobre organização e entrega do Prêmio; dinâmica da avaliação dos trabalhos inscritos; estratégia de divulgação; e visita às redações para divulgação a todos os Assessores de Comunicação dos MPs brasileiros presentes.
 



Fonte: MPRJ






Redes Sociais