16/02/2012 - Fiscalização encontra escola funcionando em academia de ginástica no município de Puxinanã

 

Estudantes tendo aula em uma academia de ginástica e sem merenda. Esta é a situação encontrada pelo Ministério Público da Paraíba na Escola Estadual Cônego Antônio Galdino, no município de Puxinanã. De acordo com informações do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Educação, o prédio onde funcionava a escola ameaçava desabar e a secretaria transferiu os 233 alunos para uma academia de ginástica, mas desde junho de 2011, as obras de reforma do prédio não começaram.

Em Puxinanã, também foram fiscalizadas a Creche Felismina Gonçalves e a Escola Técnica Agrícola. A primeira está fechada para reforma e 230 alunos estão sem aulas. A segunda apresentou boa estrutura, mas foram encontrados fios expostos junto a torneiras.

Já em Pocinhos, foi inspecionada a Escola Municipal Padre Galvão. A escola possui sete alunos surdos sem intérprete. Existe apenas um instrutor que não acompanha os estudantes na sala de aula, como faz um intérprete de Libras. Também foi detectada merenda com gorgulho.

 

Além das inspeções, foi promovida também uma uma audiência pública para discutir a gestão das verbas públicas destinadas à merenda escolar nos dois municípios e contou com a presença conselheiros tutelares, representantes dos Conselhos Escolares, diretores de escolas públicas e demais profissionais da Educação.

As fiscalizações foram realizadas pela equipe do Caop da Educação e pelo promotor de Justiça Marcus Leite, mas o projeto foi aderido pela promotora de Justiça Liana Espínola, que vai tomar as medidas cabíveis para os casos.






Redes Sociais