Com participação efetiva da comunidade, dos gestores e dos professores, a quarta audiência pública da sétima fase do Projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc) foi realizada nesta quinta-feira, 05. O encontro aconteceu no município de Itabaiana, sede da 3ª Diretoria Regional de Educação – DRE 03.

Secretários de Educação e assessores técnicos das cidades de Macambira, Moita Bonita, Nossa Senhora Aparecida, São Domingos, Campo de Brito e Itabaiana, bem como a diretora da DRE 03, apresentaram relatórios sobre a realidade da educação pública em âmbito municipal e estadual na região. Esses documentos, que identificam tanto os problemas como as soluções já alcançadas, serão fundamentais para que, na oitava fase, os promotores de Justiça possam acompanhar a evolução de iniciativas concretas para melhorar a qualidade do ensino.

Para o professor Carlos Wagner, do Colégio estadual Dr. Airton Teles, as audiências públicas do MPEduc aproximam a comunidade do MP e contribuem para a construção de alternativas viáveis. "O momento de hoje é de essencial importância porque faz com que a gente possa ter um direcionamento adequado. Queremos agradecer ao Ministério Público e esperamos que as soluções possam se concretizar", disse.

"Eu achei o encontro muito produtivo. Se a educação é para todos, todos precisam estar envolvidos e esta é a melhor oportunidade para agregar aqueles que participam do processo. Acredito que nós vamos poder solucionar muitos problemas", declarou a diretora da DRE 03, professora Daniela Silva Santana.

Já o secretário de Educação do Município de Nossa Senhora Aparecida, José Silva Santana, que acompanha o MPEduc desde a assinatura do termo de compromisso, em 2015, disse ter uma avaliação muito positiva do projeto. "Na condição de secretário eu percebo que essa iniciativa é fundamental para o desenvolvimento da educação em nossos municípios. Muito além da cobrança, o Ministério Público se apresenta como parceiro e seus membros estão realmente preocupados com a qualidade da educação, contribuindo muito para construirmos uma realidade melhor", comentou.

A quinta audiência pública acontecerá na próxima segunda-feira, 09, em Lagarto, sede da DRE 02, que abrange também os municípios de Salgado, Boquim, Simão Dias, Riachão do Dantas, Poço Verde e Tobias Barreto.

Presenças

Na quarta etapa do ciclo de audiências, estiveram presentes os promotores de Justiça Alexandro Sampaio (coordenador do MPEduc) e Cláudia Calmon (curadora dos direitos à Educação em Itabaiana); o procurador da República Ramiro Rockenbach, membro do Ministério Público Federal e os prefeitos Valmir de Francisquinho (Itabaiana) e Marcell Souza (Campo do Brito). Na apresentação dos relatórios, participaram a secretária-adjunta de Macambira, Clésia Lapa; o secretário de Moita Bonita, Juraci Andrade; o secretário municipal de Nossa Senhora Aparecida, José Silva Santana; Isabel Andrade, secretária de São Domingos; Joseane Souza, secretária de Campo do Brito; Rosilene Souza, técnica da Secretaria Municipal de Educação de Itabaiana e a diretora da DRE 03, Daniela Silva Santana.

 

Coordenadoria de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
Fone: (79) 3209-2865
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe






Redes Sociais