O Ministério Público de Rondônia lançou nesta quinta-feira (12) a 2ª edição do Prêmio MP-RO de Jornalismo, com o tema 'Cidadania-Direito de Todos'. O concurso, cujas inscrições se estendem até 31 de outubro, concederá R$ 5 mil aos autores dos melhores trabalhos jornalísticos em cinco categorias. O ato de abertura do prêmio foi realizado no edifício-sede do MP-RO, na Capital, em solenidade que contou com a presença de representantes da imprensa local, entre repórteres, editores e fotógrafos, além de profissionais de comunicação integrantes da Comissão Julgadora do concurso.

Ao saudar os profissionais da imprensa, o Corregedor-Geral do MP, Procurador de Justiça Airton Pedro Marin Filho, falou da  atuação do jornalista como porta-voz dos problemas sociais. Ele destacou o papel proeminente desse profissional na divulgação dos conflitos que afligem a população, bem como dos direitos que atendem os cidadãos. “Se o Ministério Público é o braço direito da sociedade, a voz é a imprensa. É esta instituição que dá o grito de alerta, indicando ao povo como e de quem deve exigir soluções”, destacou o integrante do Ministério Público, ressaltando a importância da integração entre  imprensa e Ministério Público.
 

O ato de lançamento do 2º Prêmio MP-RO de Jornalismo foi marcado pela apresentação da página eletrônica desenvolvida especialmente para o concurso e que pode ser acessada pelos usuários por meio de  banner disponível no site do Ministério Público (www.mp.ro.gov.br). O ambiente virtual foi exibido pela coordenadora da Assessoria de Comunicação do Ministério Público, Maria Fábia Assumpção, que discorreu sobre o regulamento do Prêmio.

Na ocasião, também foi apresentada a Comissão Julgadora do concurso, formada por integrantes do Ministério Público e experientes profissionais da imprensa local, sob a presidência do Procurador-Geral de Justiça, Héverton Alves de Aguiar. Já a Comissão de Organização é coordenada pelo Promotor de Justiça Éverson Antônio Pini, Chefe de Gabiente da Procuradoria-Geral de Justiça.

Regulamento

O 2º Prêmio de Jornalismo premiará matérias jornalísticas nas categorias jornalismo impresso – Jornal, radiojornalismo, telejornalismo, jornalismo on-line e fotografia. Centrados no tema “Cidadania – Direito de Todos”, os trabalhos podem abordar a atuação do MP nas áreas de meio Ambiente, combate às  organizações criminosas; infância; juventude e educação; patrimônio público, cidadão, consumidor, criminal, controle externo da atividade policial, saúde, portador de necessidades especiais; idosos; tráfico de seres humanos; violência doméstica e defesa da probidade administrativa, entre outros.

As inscrições para o prêmio se estendem até 31 de outubro de 2012.  O regulamento do prêmio e as fichas de inscrições estarão disponíveis no site do MP-RO (www.mp.ro.gov.br). Podem concorrer ao prêmio matérias publicadas ou veiculadas no período de 31 de outubro de 2011 a 31 de outubro de 2012. Cada profissional poderá inscrever no máximo três trabalhos, que concorrerão nas categorias para as quais forem inscritos. O vencedor de cada categoria receberá um troféu e uma premiação em dinheiro de R$ 5 mil. A solenidade de prêmio será na data provável de 14 de dezembro, Dia Nacional do Ministério Público.






Redes Sociais