PossePGJMMPI1

O Presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos, participou, na última sexta-feira (12/7), da posse da nova Procuradora-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), para o biênio 2019-2021, a Promotora de Justiça Carmelina Maria Mendes de Moura. A sessão solene do Colégio de Procuradores foi realizada no Auditório Serra da Capivara, na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (PI).

Carmelina Moura disputou a indicação de seu nome com mais três candidatos, em eleição realizada entre os membros do MPPI; os três mais votados compuseram a lista enviada ao Governador do Estado do Piauí, Wellington Dias, a quem, por lei, coube a escolha.

Dr Paulo posse MPPIA cerimônia teve início com a entrada da Procuradora-Geral de Justiça nomeada, conduzida pelos Procuradores de Justiça Luís Francisco Ribeiro e Catarina Gadelha Malta Moura Rufino e pela Promotora de Justiça Cléia Cristina Pereira Januário Fernandes, e seguiu com a execução dos Hinos Nacional Brasileiro e do Estado do Piauí pelo Coral “Vozes do MP”. Em seu pronunciamento, o Governador Wellington Dias destacou a competência da empossada. “Carmelina tem total confiança dos piauienses. Com a sua competência e sua capacidade, irá fazer o melhor pelo Ministério Público do Piauí. Em nome dos piauienses, desejo sorte nesta caminhada”, disse.

O ex-Procurador-Geral de Justiça do MPPI, Cleandro Alves de Moura, apresentou ao público um balanço da última gestão e desejou sucesso para a nova PGJ. “Desejamos que os avanços prossigam. Tenho certeza de que ela saberá investir ainda mais e valorar a nossa instituição”, ressaltou.

O cortejo do Colégio de Procuradores de Justiça e a imposição das vestes talares na empossada foram momentos marcantes durante a solenidade. A leitura do termo de posse foi realizada pela Procuradora de Justiça Martha Celina de Oliveira Nunes. O corpo funcional da instituição ministerial, constituído por 

2seus membros, servidores, estagiários e colaboradores terceirizados, expressaram seus agradecimentos pelo comprometimento de Cleandro Moura por meio da entrega de uma placa-homenagem.

Na ocasião, o Presidente do CNPG destacou o trabalho do ex-Procurador-Geral de Justiça, Cleandro Alves de Moura, “o qual fez uma gestão que transformou o MPPI nos últimos quatro anos”, e desejou sucesso a Carmelina Maria Mendes de Moura nesta nova jornada à frente do Ministério Público do Piauí.

Em seu discurso, a nova Procuradora-Geral de Justiça destacou que o MPPI deve trabalhar com mais atenção à justiça resolutiva por meio dos grupos de autocomposição. “Nós buscaremos soluções das demandas por meio de instrumentos de autocomposição e evitaremos a judicialização dos procedimentos”, destacou Carmelina Moura.

Após o encerramento da sessão, foi oferecido um coquetel comemorativo, com a participação da cantora piauiense Soraya Castelo Branco.

 

Texto: MPPI – editado por Ana Paula Leite/jornalista – Assecom/MPMS

Fotos: MPPI