WhatsApp Image 2020 02 14 at 14.05.01

O Presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), Paulo Cezar dos Passos, participou nesta quinta-feira (13/2) da solenidade de abertura do I Congresso Estadual do Ministério Público de Roraima (MPRR), que aconteceu no Teatro Municipal de Boa Vista. O evento é alusivo aos 28 anos de instalação do Ministério Público no referido Estado.

A celebração iniciou com a apresentação do cantor Neuber Uchoa, expoente da cultura regional, e em seguida a Orquestra do Instituto Boa Vista de Música emocionou o público presente.

A mesa da solenidade foi presidida pela anfitriã, Procuradora-Geral de Justiça do MPRR, Janaína Carneiro Costa, e composta pelo Presidente do CNPG, Paulo Passos; pelo Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Fernando Moro; pelo Corregedor Nacional do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Rinaldo Reis; pelo Vice-Presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Manoel Victor Sereni Murrieta e Tavares, eleito como Presidente da referida associação para o biênio 2020-2022; pelo Governador de Roraima, Antonio Denarium; além de outras autoridades.

Como parte das comemorações dos 28 anos do MPRR, Procuradores de Justiça que já exerceram os cargos de Procurador-Geral de Justiça e de Corregedor-Geral foram agraciados com a medalha Promotor Roberto Lyra.

No seu discurso, a Procuradora-Geral de Justiça Janaína Carneiro Costa ressaltou que o MPRR ainda é muito jovem, mas consciente do compromisso que tem com a sociedade. “Somos a voz daqueles que não toleram mais a corrupção sistêmica que se instalou no Estado, pois sabemos que o combate aos desvios de recursos públicos é promoção de direitos fundamentais. Não iremos nos calar, não iremos nos curvar perante os ataques e ameaças de quem quer que tente subjugar nossos agentes ministeriais. Temos ao longo destes últimos meses crescido e nos unido na hercúlea tarefa de promover justiça social a todos os desamparados neste Estado”, declarou a Procuradora-Geral.

WhatsApp Image 2020 02 14 at 14.38.08O combate à corrupção foi um dos pontos centrais nos discursos das autoridades. O Ministro Sergio Moro disse que o Ministério Público terá sempre um aliado dentro de seu Ministério, tanto nos projetos quanto no aperfeiçoamento da legislação na luta contra o crime. “Tem que se combater o crime organizado, a criminalidade violenta e a corrupção! São males que se relacionam entre si; nós temos de trabalhar contra esses males de uma forma conjunta, essas são as prioridades, sem distinção”, destacou o Ministro.

Programação

O Congresso terá continuidade nesta sexta-feira (14/2), com a programação científica. Também haverá palestra de encerramento com o filósofo, ensaísta e colunista do jornal Folha de São Paulo Luiz Fernando Pondé, com o título “Tensões éticas contemporâneas”.

A palestra pretende traçar diagnóstico de procedimentos do cotidiano ético. Pondé apresentará dilemas como “é possível ser ético num mundo onde tudo é relativo?” e ainda levantar questões como o valor do envelhecimento e os papéis a serem desempenhados por homens e mulheres.

Os participantes terão direito a certificação de 8 horas de atividade acadêmica.

Texto: Ana Paula Leite/Jornalista – Assecom/MPMS e CNPG – com informações do MPRR

Fotos: Jader Souza