Na manhã da última sexta-feira (13/06), o Ministério Público do Estado do Piauí e a Procuradoria Regional Eleitoral lançaram a campanha "Eleições Limpas e sem Barulho", que abrange duas vertentes: a conscientização de eleitores para que todos votem de forma consciente e o combate à poluição sonora durante a propaganda eleitoral. O Procurador-Geral de Justiça em exercício, Luís Francisco Ribeiro, e o Procurador da República Kelston Pinheiro Lages representaram as instituições que promovem a campanha.

As peças midiáticas e os objetivos da atividade foram apresentados pela Promotora de Justiça Denise Costa Aguiar, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, que é responsável pelo gerenciamento da campanha no que tange ao combate à poluição sonora. Já a vertente relacionada à importância do voto consciente foi contemplada na fala da Promotora de Justiça Janaína Rose Ribeiro Aguiar, que coordena o Centro de Apoio Operacional de Combate à Corrupção e Defesa do Patrimônio Público.

Os Promotores de Justiça com atribuições eleitorais receberam vários exemplares de uma cartilha educativa para distribuição nos municípios do interior.

Também foram fornecidos os spots da campanha, um Manual de Atuação Ministerial no Combate à Poluição Sonora (com a legislação correspondente, modelos de peças e roteiro de procedimentos), mais um vídeo promocional que alerta para o limite de nível sonora para os carros de som.

No final do evento, o Procurador-Geral de Justiça Interino e o Procurador Regional Eleitoral assinaram uma recomendação conjunta, dirigida aos Promotores de Justiça, aos partidos políticos, aos candidatos, às coligações, e às Polícias Civil e Militar para que seja intensificado o combate à poluição sonora.