A Procuradora de Justiça Zélia Saraiva Lima foi nomeada hoje (27/07) para o exercício do cargo de Subprocuradora-Geral de Justiça. O Procurador-Geral de Justiça, Cleandro Alves de Moura, deu posse à nova Subprocuradora-Geral em seu gabinete, na presença de Procuradores de Justiça, Promotores de Justiça e servidores do Ministério Público do Estado do Piauí. "A Dr.ª Zélia Saraiva Lima é uma referência para esta instituição, pois conhece profundamente a estrutura administrativa e a atuação finalística. Reunindo anos de experiência de trabalho, ela organizou e aprimorou todas as unidades. Agradeço muito a ela por ter aceito o convite para o cargo de Subprocuradora-Geral. Tenho a certeza de que, contando com a sua dedicação, alçaremos vôos ainda mais altos, sempre em prol da sociedade piauiense", declarou o Procurador-Geral de Justiça.

De acordo com a Lei Orgânica do Ministério Público (LC n˚ 12/1993), ao Subprocurador-Geral de Justiça compete substituir o Procurador-Geral em suas faltas, impedimentos, licenças e férias. "Agradeço a confiança em mim depositada, e me comprometo a fazer o máximo para responder à altura. Fico muito feliz com a nomeação, pois terei a oportunidade de continuar contribuindo com o desenvolvimento do Ministério Público", pontuou Zélia Saraiva Lima.

Até então, o cargo estava ocupado pela Procuradora de Justiça Rosangela de Fátima Loureiro Mendes, que prestigiou a posse da nova Subprocuradora-Geral, transmitindo votos de sucesso, ao lado dos também Procuradores de Justiça Antônio Gonçalves Vieira, Alípio de Santana Ribeiro e Francisco das Chagas da Costa Neves.

Biografia

Zélia Saraiva Lima é natural de Fortaleza, Estado do Ceará. Graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Ceará em 1979. Especializou-se em Direito Penal e em Processo Penal pela Universidade Federal do Piauí em convênio com a Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Piauí, em 2005.

É membro do Ministério Público do Estado do Piauí desde 1984, quando tomou posse como Promotora de Justiça Adjunta em Simões. Posteriormente assumiu como Promotora de Justiça nas comarcas de Pimenteiras, Valença do Piauí, Elesbão Veloso, Regeneração,Guadalupe, Piracuruca e Monsenhor Gil, chegando à 4ª entrância, como titular da Promotoria de Justiça do Juizado Especial Cível e Criminal da zona norte de Teresina.

Foi nomeada Assessora Especial do Procurador Geral de Justiça em setembro de 1995. Também serviu junto ao antigo Serviço de Defesa Comunitária (DECOM).

Assessorou a Corregedoria-Geral do Ministério Público de 1999 a 2010, sendo que o Conselho Superior do Ministério Público registrou moção de elogio pela sua competência, eficiência e dedicação, demonstradas no exercício do cargo. Em novembro de 2010, foi nomeada Chefe de Gabinete do então Procurador-Geral de Justiça, Antonio Gonçalves Vieira. Permaneceu desempenhando as funções durante a gestão de Alípio de Santana Ribeiro.

Nas eleições realizadas em 1º de julho de 2010, foi a candidata mais votada pelos membros do Ministério Público para ocupar o cargo de Procuradora-Geral de Justiça. Tomou posse no dia 16 do mesmo mês, como a segunda mulher a ocupar o cargo máximo da Instituição, e a primeira eleita pela categoria. Encerrado o primeiro biênio de suas gestão, em 2013, foi reconduzida ao cargo, também depois da votação, para mandato de mais dois anos. Em 16 de julho de 2015, transmitiu a chefia do Ministério Público ao Promotor de Justiça Cleandro Alves de Moura, que hoje, considerando toda a sua experiência, a nomeou Subprocuradora-Geral de Justiça.






Redes Sociais