O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), do Ministério Público do Estado do Piauí, em cooperação com o GAECO do MP-Bahia, participou da Operação "Immobiles", que culminou na prisão do juiz aposentado Cícero Rodrigues Ferreira da Silva, realizada na manhã de hoje (26), em Teresina.

O magistrado participava de uma organização criminosa que se utilizava da Justiça para obter, fraudulentemente, a propriedade de imóveis em diversos Estados. O esquema incluía a comercialização de sentenças judiciais. Ao todo, foi decretada a prisão temporária de nove alvos, mas apenas o juiz Cícero Rodrigues se encontrava no Piauí. Foram apreendidos computadores, celulares e documentos em sua residência.

As investigações foram conduzidas pela GAECO da Bahia, que solicitou o apoio do órgão piauiense para execução desse mandado em específico. De acordo com as apurações, o grupo criminoso adquiria imóveis gravados com hipoteca, por um valor muito abaixo do praticado no mercado. O juiz expedia ordens judiciais aos cartórios, determinando a retirada do gravame no registro imobiliário. Os investigados, então, revendiam os bens por valores maiores, como se não houvesse qualquer dívida.

O juiz prestou depoimento e depois foi encaminhado ao local em que vai cumprir a prisão temporária.