O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa Comunitária (Caco), realiza, de sexta-feira (7) a domingo (9), o 3° Encontro Estadual de Desenvolvimento Comunitário, na Praça do Papa, em Vitória. A abertura oficial do evento ocorre na sexta-feira (7), com a presença do procurador-geral de Justiça, Fernando Zardini Antonio, o governador do Estado, Renato Casagrande e o prefeito de Vitória, João Coser.
 
O objetivo é promover o progresso social e buscar a melhoria das condições de vida da população, por meio da afirmação e proteção de direitos humanos e da cidadania. O encontro busca reunir entidades e organismos que trabalham com o desenvolvimento comunitário no Estado, além de proporcionar o debate das políticas públicas e sociais.
 
O evento traz uma ampla programação e diversos serviços, desde o mutirão comunitário com os promotores de Justiça, o atendimento na área de saúde, a emissão de documentos, a orientação jurídica, palestras, corte de cabelo e serviços de orientação sobre drogas.  Neste ano, o destaque será o casamento comunitário de 181 casais, resultado de uma parceria entre o MPES e Sindicato dos Notários e Registradores do Estado do Espírito Santo (Sinoreg-ES). O enlace matrimonial será realizado em 9 de outubro.  
  
O atendimento à população será feito nos dias 8 e 9, das 8h às 17h, e os estandes serão divididos nas áreas de saúde e higiene, jurídico e social e emissão de documentos. O mutirão comunitário contará com promotores de Justiça da área cível, criminal, família, infância e juventude, saúde e educação e da Ouvidoria.  
 
Durante o encontro, os participantes terão a oportunidade de retirar as primeiras vias de documentos como a Carteira de Identidade, CPF e Carteira de Trabalho. O Grupo Especial de Trabalho Social (Getso) do MPES vai oferecer aos cidadãos segundas vias de certidões de Nascimento, Casamento e Óbito, além de orientações nos projetos “Reconhecimento de Paternidade - DNA” e “Paternidade Responsável”.
 
A população terá acesso a diversos serviços na área da saúde. Dentre eles os exames de glicose, triglicerídeos, colesterol capilar e tipagem sanguínea; avaliação e orientação nutricional, que serão oferecidos pelo Centro Universitário Vila Velha (UVV). A Associação Brasileira de Asmáticos vai orientar a população sobre doenças respiratórias e realizar o teste do sopro durante o evento. A realização de coleta de sangue e o cadastramento de medula óssea serão oferecidos pelo Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes).
 
O encontro contará  com atividades culturais, como shows, cinema, teatro e oficinas para as crianças. Dentre as atrações estará a Banda Júnior da Polícia Militar que se apresentará para os visitantes do evento, e o Teatro da Polícia Federal que encenará uma peça sobre as drogas. Em paralelo aos atendimentos, serão realizadas palestras com temas de relevância para a comunidade.
 
Segundo a promotora de Justiça e dirigente do Caco, Sandra Maria Ferreira de Souza, a função primordial do MPES é mostrar o direito que o cidadão tem para o acesso a serviços básicos, como saúde e documentação, por exemplo. “Durante a realização do evento, além dos serviços à disposição da comunidade, o MPES produzirá debates focando na busca de temas que interfiram positivamente nas ações do cidadão e na sociedade em que ele vive. Dessa forma, podemos mudar o olhar do cidadão diante da comunidade e instruí-lo a exigir que o Estado cumpra o seu papel”, completou.
 
O 1º Encontro, que ocorreu em 2009, recebeu a visita de cerca de 50 mil pessoas e realizou um total de 13.683 atendimentos diretos durante os três dias do evento. O 2° Encontro, que ocorreu em 2010, realizou aproximadamente 25.000 atendimentos.
 
Veja informações adicionais no blog do evento
 
Programação do 3º Encontro Estadual de Desenvolvimento Comunitário 
REDE CIDADÃ
 

Dia 07 de outubro (sexta-feira)


19h30 – Abertura oficial do evento
 
Pronunciamento do Procurador-Geral de Justiça – Fernando Zardini Antonio
Pronunciamento do Prefeito Municipal de Vitória – João Carlos Coser
Pronunciamento do Governador do Estado – Renato Casagrande  
 
20h – Coquetel
 

Dia 08 de outubro (sábado)
 
08h – Abertura dos estandes de serviços para atendimento à população em geral até as 17h.
 
09h – Palestra: Educação em Valores Humanos
 
Palestrante: Gonçalo Vicente de Medeiros
 
Filósofo e Presidente do Instituto de Educação em Valores Humanos
 
Painel de discussão:
 
Moderador: Gilberto Morelli Lima – Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo.
 
Conexões para o desenvolvimento da sustentabilidade
Palestrante: Célia R. B. Schlithler
 
Assistente Social e Consultora em desenvolvimento de grupos, redes e comunidades para Organizações da Sociedade Civil, institutos e fundações empresariais e setor público.
 
Políticas Públicas para o desenvolvimento social e sustentável 
Palestrante: Rodrigo Coelho
 
Secretário de Estado de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos.
 
10h Apresentação Cultural: Teatro Circo Miúdo (Caminhão da Cultura/SESI)
 
12h – Almoço
 
13h – Apresentação Cultural: Banda Júnior da PMES
 
15h – Apresentação Cultural: Teatro sobre o Combate à Dengue (PMV)
 
17h – Encerramento das atividades do dia
 
 

Dia 09 de outubro (domingo)
 
08h – Abertura dos estandes de serviços para atendimento à população em geral até as 17:00 horas
 
10h – Apresentação Cultural: Aulão de Ginástica (SOE/PMV)
 
10h – Apresentação Cultural: Esquete teatral (Caminhão da Cultura/SESI)
 
12h – Almoço
 
13h – Apresentação Cultural: Palco
 
14h – Casamento Comunitário
 
15h – Apresentação Cultural: Teatro Circo Miúdo (Caminhão da Cultura/SESI)
 
15h30 – Apresentação Cultural: Grupo Mid Play
 
16h – Encerramento do evento com show pela paz

 






Redes Sociais