O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) encaminhou, nesta terça-feira (30/3),um  ofício ao Município de Itajaí requerendo uma série de informações sobre a anunciada antecipação do início do recesso escolar na próxima quinta-feira (1º/4) como medida sanitária para combate à pandemia de covid-19. Além da antecipação, a duração do recesso também foi ampliada de 5 para 30 dias.

O ofício foi remetido pela 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Itajaí, com atuação na área da infância e juventude. No documento, a Promotoria de Justiça alerta que, embora o município tenha autonomia para definir o próprio calendário escolar, deve-se levar em conta que a antecipação integral, além de desorganizar o calendário escolar, pode ferir o princípio do padrão mínimo de qualidade na educação.

Destaca, ainda, que o Ministério Público já expediu duas recomendações acerca da manutenção das aulas presenciais e/ou mistas, por ser uma atividade extremamente essencial e com total prioridade. "Reforça-se que o ambiente escolar é um dos mais seguros, já que há plano de contingência a ser cumprido", completa o Ministério Público.

Assim, requer que o município:

O prazo para resposta com as informações requeridas é de 24 horas a contar do recebimento pelo município.






Redes Sociais