Subordinada ao CNPG, a Escola Nacional do GNCOC é voltada exclusivamente ao enfrentamento do crime organizado e ao combate à corrupção. Seus membros atuam de forma itinerante, sem uma sede fixa. Para a realização do trabalho, a equipe responsável desloca-se até a sede do Ministério Público interessado nos programas de treinamento.

A Escola conta também com uma plataforma Moodle, desenvolvida para viabilizar a troca de informações e discussões entre os participantes, como forma de complementar os treinamentos por meio do ensino à distância. O Programa Nacional do GNCOC tem dez módulos, que são ministrados em cinco dias, de segunda a sexta-feira.

Por não contar com quadro fixo de funcionários, a escola tem o apoio dos chefes dos Ministérios Públicos – que liberam promotores palestrantes e viabilizam deslocamentos para outras cidades – e do Colégio de Diretores de Escola do Ministério Público (Cedemp). O MP beneficiário do curso assume os demais custos.

Atualmente, o corpo docente da Escola Nacional é composto por quase 50 promotores de Justiça que integram o GNCOC, além de representantes de órgãos parceiros, que têm a proposta de levar conhecimento prático na vertente de combate as organizações criminosas.

A escola oferece cursos em diversas áreas, com destaque para as seguintes:






Redes Sociais