“Nivelar os Ministérios Públicos estaduais em nível de conhecimento no combate ao crime organizado. Esta é a principal finalidade deste curso.” A observação é do procurador-Geral de Justiça da Paraíba e presidente  do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC), Oswaldo Trigueiro do Vale Filho, durante solenidade de abertura do I Curso do Programa Nacional da Escola do GNCOC que ocorre de hoje, 25.06, até o próximo dia 29.06, na Associação Cearense do Ministério Público (ACMP).

Segundo o procurador-Geral de Justiça da Paraíba iniciar o curso pelo Nordeste tem uma motivação especial: “Percebemos que a lavagem de dinheiro no Nordeste é intensa e isto tem que ser combatido por colegas especializados, aprimorados, capacitados, tanto que para este ano estão sendo contemplados outros Estados nordestinos: o Piauí e o Rio Grande do Norte”.

Para o procurador-Geral de Justiça do Ceará, Ricardo Machado, a escolha do Ceará para ser o primeiro estado a ser contemplado pelo Curso é resultado da destacada atuação dos membros do Ministério no combate ao crime organizado. “Fortaleza está sediando o primeiro curso desta natureza, e isso é fruto da experiência exitosa no Ceará e que se transporta para o restante do Brasil”, completa.

O promotor de Justiça Pedro Casimiro, um dos responsáveis pela realização do evento, avalia que o grande benefício deste curso é os participantes estão tendo a oportunidade de receber informações de membros da classe ministerial com capacidade para repassar informações relevantes aos em nível de conhecimento teórico e pratico. “Acredito que este curso vá gerar um resultado positivo porque os que estão aqui apresentando suas experiências são agentes capacitados e têm envolvimento na investigação neste tipo de crime”.

O evento é uma realização da Associação Cearense do Ministério Público em parceria com a Escola Superior do Ministério Público (ESMP). O curso reunirá por toda esta semana Procuradores e Promotores de Justiça da área criminal, crime contra o patrimônio público e membros de grupos de combate ao crime organizado. O Curso é ministrado por palestrantes ligados ao GNCOC.

De acordo com diretor da ESMP, promotor de Justiça Benedito Augusto da Silva Neto, a Escola tem investido em cursos voltados a área de combate ao crime organizado, sendo já realizados dois cursos nesta seara com a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN). Para ele, o I Curso do GNCOC é de extrema relevância “porque no Brasil há inúmeros casos de crime organizado e o Ministério Público tem que fazer seu papel e para assumir esta postura é necessário estar capacitado”, finaliza.

Durante a solenidade de abertura a mesa foi composta pelo presidente da ACMP, promotor de Justiça Rinaldo Janja, pelo procurador-Geral de Justiça do Ceará, Ricardo Machado, pelo procurador-Geral de Justiça da Paraíba e presidente do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC), Oswaldo Trigueiro do Vale Filho, pelo  diretor da ESMP, promotor de Justiça Benedito Augusto da Silva Neto, pelo Promotor de Justiça de São Paulo, Artur Pinto de Lemos Júnior e pelo promotor de Justiça da Paraíba, Octávio Celso G. Paulo Neto.



Fonte: Ascom MPPB