O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) está presente nas redes sociais com o objetivo de ampliar o diálogo com o cidadão. Com o objetivo de manter um contato direto, amplo e esclarecedor com a sociedade, a instituição utiliza seus canais de comunicação para divulgar serviços, ações, notícias, campanhas e eventos que influenciam diretamente na vida das pessoas.

O início das publicações nas redes sociais se deu em 2008, quando a Instituição iniciou suas produções em vídeo. Posteriormente, ampliando a sua oferta de conteúdo, com o compartilhamento de fotografias e documentos ilustrados, "contas" foram abertas no Google Plus e do SlideShare.

O MPSC se comunica com a sociedade por meio do Twitter desde 2009 e desde 2014 está também no Facebook. Nos últimos oito anos, as duas redes acumularam mais de 246 mil visitas. No Twitter, são mais de 29 mil seguidores e quase 6 mil "tweets" (publicações). De janeiro a novembro de 2017, foram mais de 380 mil impressões (número de vezes que as pessoas viram o tweet) e de 2,7 mil novos seguidores.

A página do MPSC no Facebook (fanpage) tem, atualmente, 30 mil seguidores e a maioria deles está localizada nas cidades de Florianópolis, Chapecó, Joinville e São José. O público da fanpage é composto majoritariamente por mulheres (68%) entre 25 e 34 anos (29%). O público feminino também é mais participativo. As mulheres são as que mais participam (73%) das publicações do Ministério Público com comentários, curtidas e compartilhamentos.

Para o Coordenador da Comunicação Social do MPSC, Carlos Rocha dos Santos a presença on-line do MPSC representa a evolução do diálogo com os cidadãos. "A Instituição procura acompanhar as ferramentas tecnológicas e as linguagens das redes sociais em que está inserida. Em todas, disponibilizamos canal de retorno para ser mais do que meros expositores de conteúdo. Mais do que publicar, devemos também 'ouvir' o nosso público, para que assim tenhamos um diálogo pleno e interativo, elementar para uma comunicação eficiente".

No Youtube

O canal do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) no YouTube - o primeiro canal oficial de um Ministério Público na plataforma - foi ao ar no dia 6 de outubro de 2008 com sete vídeos que somavam aproximadamente 25 minutos de produção.

Desde então, foram mais de 830 mil visualizações no canal, além dos 1071 vídeos publicados. Somente em 2016, mais de 412 mil minutos foram assistidos pelo público, informando os cidadãos sobre conteúdos voltados à educação para a cidadania e à disseminação de conhecimento a respeito das funções institucionais do Ministério Público, especialmente o de Santa Catarina.

O vídeo "O que é o Ministério Público: MPSC defendendo a sociedade, parte 1", com 3min48s, tem servido como exemplo e é fonte permanente de pesquisa sobre o papel do Ministério Público. O vídeo já foi assistido mais de 17,7 mil vezes, sendo que 47% desses internautas o encontraram por meio de perguntas como "o que é o Ministério Público?" ou simplesmente digitando "Ministério Público" em pesquisas no YouTube e em sites de busca, como o Google.

Além de servir como fonte de conhecimento ao público, o canal também é utilizado para detectar que tipo de informações a respeito da atuação do Ministério Público o cidadão procura e quais os temas que merecem a produção de novos vídeos. Desta forma, o canal cumpre o seu papel como mídia social institucional, estabelecendo novas vias de relacionamento com a sociedade.

Uma evidência de que o canal do MPSC vem atingindo esse objetivo é o vídeo "Como regularizar um terreno com escritura de posse?". Publicado no dia 26 de novembro de 2010 e com 10min36s de duração, é o vídeo mais assistido, com mais de 125 mil exibições.

Além de vídeos institucionais e de campanha, dois programas compõem o canal do MPSC. O Programa Alcance, que vem sendo produzido há seis anos, promove o diálogo com a sociedade por meio de reportagens especiais e entrevistas temáticas, bem como promovendo a difusão da cidadania. No Programa Promotor Responde, um Promotor de Justiça do MPSC esclarece dúvidas sobre um tema relevante para a sociedade, de modo a explicar os direitos e deveres dos cidadãos.

Com este tipo e meio de publicação, o Ministério Público de Santa Catarina consegue atingir públicos que normalmente não são alcançados pelos meios tradicionais de comunicação ou não têm interesse direto nos temas relacionados à Justiça e ao Direito, justamente por não conhecer a abrangência da atuação de um Promotor ou de um Procurador de Justiça.






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