No âmbito da educação, o mapa social levanta dados divididos em Indicadores Agregados, Dados da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio e Investimentos na área.

Dentre os Indicadores Agregados, está o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que revela a qualidade educacional calculada a partir dos dados sobre aprovação escolar, fornecidos pelo Censo Escolar, e sobre a média de desempenho nas avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (Inep), como a Saeb e a Prova Brasil. Também é considerado o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico do Rio Grande do Sul (IDESE), calculado por meio da média ponderada de quatro indicadores: taxa de abandono no Ensino Fundamental, taxa de reprovação no Ensino Fundamental, taxa de atendimento no Ensino Fundamental e taxa de analfabetismo de pessoas com mais de 15 anos de idade.

O Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) também entre na análise. Esse índice, que avalia a oferta e a qualidade da educação infantil e do ensino fundamental, é calculado pela média ponderada de seis indicadores: taxa de matrícula na Educação Infantil, taxa de distorção de idade-série, porcentagem de docentes com Ensino Superior, média de horas-aula diárias, taxa de abandono e resultado do IDEB.

Sobre os Dados da Educação Infantil, são disponibilizados os números de matrícula em creches e na pré-escola nas redes estaduais e municipais de ensino, em tempo integral e parcial, do ensino regular e da educação especial. Também entra no mapa a Taxa de Atendimento, que é o número de matrículas dividido pela população na faixa etária respectiva. Os alunos matriculados na rede privada também são incluídos nessa taxa. Com relação ao Ensino Fundamental e ao Ensino Médio, além do número de matrículas, é considerado também o quantitativo de aprovação, reprovação e de abandono do curso.

A parte de Investimentos é dividida em investimento total e por habitante. O primeiro diz respeito às aplicações de recursos do município em ações de manutenção e desenvolvimento do ensino, de acordo com o estabelecido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Já os investimentos por habitante são a razão entre as aplicações de recursos do município em educação e o total da população.






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