O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) realizou na última terça-feira (14) no auditório do edifício-sede, a sessão solene do Órgão Especial do Colégio de Procuradores comemorativa do Dia Nacional do Ministério Público. A cerimônia marcou a entrega do Colar do Mérito, da Medalha Annibal Frederico de Souza e da premiação Ideias Inovadoras. A procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP) e presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), Ivana Lúcia Franco Cei, foi uma das homenageadas.

Maior honraria da instituição, sendo os detentores considerados membros honorários do MPRJ, o Colar do Mérito foi concedido, ainda, para Henrique Figueira, presidente do TJRJ;  Marcelo Weitzel Rabello de Souza, procurador de Justiça Militar e corregedor nacional do MP; Oswaldo D´Albuquerque Lima Neto, procurador de Justiça do Acre e Conselheiro do CNMP; Bruno Dubeaux, procurador-geral do Estado do RJ; Manoel Murrieta, promotor de Justiça do Pará e presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP); Claudia Maria Macedo Perlingeiro dos Santos, procuradora de Justiça do MPRJ; Rosani da Cunha Gomes, procuradora de Justiça do MPRJ; Rodrigo Cezar Medina da Cunha, promotor de Justiça e coordenador CAO Infância e Juventude - Não infracional do MPRJ; e Bruno Corrêa Gangoni, promotor de Justiça e coordenador do GAECO/MPRJ;

Já a medalha Annibal Frederico de Souza foi entregue a sete servidores pelos seus relevantes serviços prestados ao MPRJ. Na abertura da solenidade, o procurador-geral de Justiça do MPRJ, Luciano Mattos, ressaltou que a data era para celebração da instituição, de seus membros e servidores pelos feitos alcançados e pelo reconhecimento da atuação do MPRJ perante a sociedade.

O presidente da CONAMP, Manoel Murrieta, discursou em nome dos agraciados. Ele falou sobre as tristezas, desafios, aprendizados e superações - pessoais e para as instituições, vividos durante este ano de pandemia. "Com todas essas frases, lágrimas e emoção do momento, quero dizer a todos os agraciados que foi uma grande honra receber essa homenagem e ser escolhido para fazer essa oração. Oração que não é simplesmente de agradecimento e gratidão, mas de exaltação por dias melhores, de exaltação das instituições, mas, principalmente, dizer com muita força: viva o Rio de Janeiro e viva o nosso Ministério Público brasileiro".

Murrieta também fez uma homenagem para a presidente do CNPG, reconhecendo sua atuação dinâmica à frente do Colegiado. " Ivana Cei é uma verdadeira Amazonas, que luta com força e doçura pela causa do Ministério Público", destacou. Para a presidente, a celebração marca mais um dia histórico para o MP Brasileiro.

"Sinto-me extremamente honrada com mais essas homenagem e por ter sido considerada merecedora desse Colar; estamos passando por uma jornada de trabalho e deslocamentos por todo o país, para prestigiar cada unidade do nosso MP e, juntos, fortalecermos nossa atuação. Sempre digo o quanto a unidade de ação é importante e sempre será, para vencermos qualquer obstáculo. Mais uma vez, muito obrigada", manifestou a presidente do CNPG, Ivana Cei.

 

Serviço:
Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Gerente de Comunicação – Tanha Silva
Núcleo de Imprensa
Texto: Ana Girlene - com informações do MPRJ
Contato: (96) 3198-1616
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.






Redes Sociais