O Fórum "Transporte Público Coletivo Urbano" promovido pela Escola Superior do Ministério Público, em articulação com o Grupo Nacional de Direiros Humanos (GNDH), trouxe especialistas para discutir possíveis soluções para os problemas de mobilidade urbana que acometem as cidades brasileiras. Um dos especialistas convidados foi o Diretor Administrativo e Institucional da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos – NTU, Marcos Bicalho.

Marcos Bicalho é engenheiro civil, mestre em Ciências da Engenharia de Transportes, conselheiro do Conselho das Cidades, órgão consultivo do Ministério das Cidades, e vice-presidente da Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP). Iniciou sua carreira profissional na Rede Ferroviária Federal (RFFSA), atuando posteriormente na Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), empresas onde exerceu diversos cargos de chefia nas áreas de operação, manutenção e administração ferroviária.

"É uma imensa satisfação poder participar desse evento, para nós é motivo de orgulho poder debater um tema tão atual, que é a questão da mobilidade urbana. Entendemos, enquanto operadores do sistema de transporte público coletivo urbano, que esta iniciativa do Ministério Público pode ser o começo de uma nova etapa da mobilidade urbana no nosso país", disse o Diretor, agradecendo o convite do Procurador-Geral de Justiça Dr. Orlando Rochadel Moreira.

Ainda segundo Bicalho, depois das manifestações populares em junho, o tema assumiu realmente a importância que merece. "A expectativa é muito grande de que juntos com as autoridades e o Ministério Público possamos buscar soluções", acrescentou. Durante a apresentação, o Diretor da NTU fez uma avaliação do contexto atual da mobilidade urbana, o que gerou os problemas no país ao longo das últimas décadas, destacou o posicionamento empresarial, ou seja, o que os empresários que detêm empresas de ônibus urbanos propõem. Além disso, apresentou algumas soluções e inovações no que diz respeito ao segmento ônibus, para melhorar a qualidade do transporte público.

Após a sua explanação, Marcos Bicalho recebeu do Diretor da Escola Superior do Ministério Público, Dr. Newton Silveira Dias Júnior, um kit com publicações do Órgão Ministerial.

Géssica Souza
Coordenadoria de Comunicação – MP/SE

Fotos: Mirailton Oliveira






Redes Sociais