Membros das Circunscrições Ministeriais de Caruaru, Vitória de Santo Antão, Limoeiro e Nazaré da Mata participaram do Fórum de Gestão Estratégica do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), no Caruaru Park Hotel, na última quinta-feira (5), reunindo cerca de 40 pessoas. Esse encontro compõe a fase de materialização da estratégia, com a apresentação de projetos finalísticos, que foram trabalhados pela equipe de planejamento do MPPE através do detalhamento das ações de execução dos projetos priorizados pelas Circunscrições.

Em seu discurso de abertura, a subprocuradora-geral em Assuntos Institucionais e coordenadora da Gestão Estratégica 2013-2016, Maria Helena Nunes Lyra, destacou que num contexto de busca crescente por uma sociedade mais justa e igualitária, o MPPE tem vislumbrado na gestão estratégica institucional uma ferramenta de salutar importância para o atendimento aos anseios da sociedade, buscando adequar os instrumentos de gestão ao diálogo imprescindível com a população pernambucana. O desafio é alinhar a Gestão às demandas regionais existentes no Estado, considerando as peculiaridades e problemáticas de cada local.

Durante a apresentação dos seis projetos finalísticos ― Fiscalizando a Atenção Básica à Saúde, Admissão Legal, Controle à Vista, Pacto dos Municípios pela Segurança Pública, Pernambuco contra o Crack e Lixo: Quem se Lixa? ― os participantes puderam tirar as suas dúvidas com os líderes dos projetos, bem como com a assessora de planejamento da Instituição, Sueli Nascimento, que contribuiu ao longo das exposições com esclarecimentos acerca do detalhamento do modelo de gestão adotado pelo MPPE.

Para o consultor da empresa contratada para implantar a Gestão Estratégica 2013-2016, Peter Dostler, “nesta fase é muito importante a participação dos coordenadores dos CAOPs e das Circunscrições, para que a adesão regional fortaleça a implantação das ações estratégicas”.

Estiveram presentes também ao evento parte da equipe de Desenvolvimento da Gestão Estratégica 2013-2016, bem como os promotores de Justiça Allana Uchoa, Antônio Fernandes, Hélio Xavier e Maria Ivana Botelho, membros do Núcleo de Apoio Executivo ― responsável pela articulação do processo de acompanhamento da Gestão.

De acordo com a promotora de Justiça Allana Uchoa, “as escolhas dos projetos levaram em consideração, dentro do possível, as prioridades estabelecidas pela população quando foram realizados os encontros com a sociedade para estabelecer as demandas de cada região”.

Na ocasião, o promotor de Justiça Antônio Fernandes fez uma demonstração da ferramenta de trabalho Business Intelligence (BI – Inteligência Empresarial). “A ferramenta ― que é um processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações ― vai possibilitar o diagnóstico da atuação do membro, podendo ser um ponto de partida para otimização de resultados”, esclareceu Fernandes. O BI foi adotado pelo MP do Rio Grande do Sul e premiado pelo Conselho Nacional do Ministério Público.

Todas as Circunscrições presentes ao evento escolheram o projeto Fiscalizando a Atenção Básica à Saúde, três escolheram o Pernambuco contra o Crack, e uma escolheu ainda Admissão Legal e Pacto dos Municípios pela Segurança Pública.

 

Programação - O próximo Fórum de Gestão Estratégica será em Petrolina (Sertão do São Francisco), na segunda-feira (19), abrangendo as Circunscrições de Salgueiro e Petrolina. Ainda serão realizadas mais três eventos: em Triunfo (22), para as Circunscrições de Serra Talhada e Afogados da Ingazeira; em Garanhuns (26), para as Circunscrições de Palmares, Arcoverde e Garanhuns; e na Capital (30).






Redes Sociais