Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina

Conselho Nacional de Procuradores-Gerais - CNPG

Menu
<

BELÉM: MP visita Unidade de Referência Especializada em saúde pública

O procurador-geral de Justiça Marcos Antônio Ferreira das Neves, acompanhado dos promotores componentes do Grupo de atuação especial em saúde (Gaes) criado pelo MP reuniu nesta sexta (02) com os gestores na Unidade de Referência Especializada em Saúde (Ures-Reduto).

O encontro teve como objetivo central discutir ações estratégicas na área da saúde no sentido de buscar soluções quanto ao atendimento e do acesso a medicamento aos usuários que buscam a Ures.

O quadro de atuação da instituição foi exposto pela secretária adjunta da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) Heloísa Guimarães e pela diretora da Ures/Reduto, a médica Maria Elenita Aragão Pereira e por médicos e técnicos da área da saúde pública.

O diagnóstico apresentado aos membros do Ministério Público do Estado foi basicamente sobre o processo de atendimento na Unidade de Referência especializada em saúde (Ure/Reduto) da Sespa que promove atendimento aos usuários referenciados da Rede Básica de Saúde e de outras Unidades assistenciais na capital e no interior.

A médica Heloísa Guimarães fez um resumo sobre as ações desenvolvidas na URES no que concerne ao atendimento a população em Belém e no interior do estado.

Detalhou todo o processo implementado na Ures quanto ao acesso da população a medicamentos fornecidos pela Ures.

Em seguida procuradores e promotores do Ministério Público procederam à visita ao espaço destinado a Farmácia e ter uma visão de como funciona o sistema de controle dos medicamentos que atendem os usuários do SUS.

A Ure/Reduto dispõe de médicos, Assistentes sociais, Enfermeiros, Psicólogos, Fisioterapeutas Ocupacionais, Nutricionistas, Odontólogos, Farmacêuticos e Radiologistas.

Presentes a visita além do PGJ Marcos Neves, os membros do Grupo de atuação especial em saúde (Gaes) os promotores de Justiça Carlos Eugênio, Ioná Silva, Helena Muniz, Fábia Mello, Mirna Gouveia dos Santos, Hélio Rubens e Maria da Penha Matos, o procurador de Justiça Nelson Medrado e o médico do MP Nelson Lima.

O que é a URES Reduto?

É uma unidade de saúde da Sespa com atendimento aos usuários referenciados da Rede Básica de Saúde e de outras Unidades assistenciais, com agendamento prévio pela Central de Marcação de Consultas nas especialidades de Traumatologia/Ortopedia, Reumatologia, Fisiatria, Cirurgia Plástica Reparadora, Cirurgia Geral, Acupuntura, Medicina Ocupacional, Radiologia, Angiologia, Cirurgia Vascular e Anestesiologia.

Tem atendimento especializado com equipe interdisciplinar formada por médicos, Assistentes sociais, Enfermeiros, Psic´[ologs, Fisioterapeutas Ocupacionais, Nutricionistas, Odontólogos, Farmacêuticos e Radiologistas.

Desenvolve ainda, Triagem para Rede Sarah, Projeto cidadão saúde, concessão de medicamentos excepcionais e serviços de Ouvidoria. Dispõe de Unidades Assistenciais com agendamento prévio pela Central de Marcação de Consultas.

 

Texto: Edson Gillet
Fotos: Edyr Falcão

.: voltar :.