As mudanças climáticas e seus reflexos socioambientais, especialmente sobre saneamento, resíduos, desastres ambientais, desmatamento, recursos hídricos, economias e geotecnologias, foram algumas das pautas debatidas durante o seminário “Mudanças climáticas: uma abordagem interdisciplinar”, promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), nos dias 20 e 21 de setembro. O Presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), PGJ do Pará César Mattar Jr., participou do evento e falou sobre os reflexos das mudanças climáticas para o Brasil e, em especial, a Amazônia.

O evento ocorreu na sede do CNMP, em Brasília, e foi promovido pela Comissão de Meio Ambiente, em conjunto com a Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa) e apoio do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), por intermédio do Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH). O presidente da Comissão do Meio Ambiente (CMA) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), conselheiro Rinaldo Reis, presidiu a abertura do seminário no dia 20.

O seminário contou com a participação do presidente da Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa), Alexandre Gaio; o embaixador extraordinário para a Mudança do Clima, Luiz Alberto Figueiredo; a procuradora-chefe da Procuradoria Nacional de Defesa do Clima e do Meio Ambiente da Advocacia-Geral da União (AGU), Mariana Barbosa; o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rodrigo Agostinho; e a promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de Goiás e membra auxiliar da CMA, Tarcila Santos, entre outros.

Durante os dois dias, o seminário contou com palestrantes e especialistas com relevante atuação na temática. Logo após a abertura, o embaixador extraordinário para a Mudança do Clima, Luiz Alberto Figueiredo, proferiu a palestra magna.

No dia 21 constaram na programação temas relacionados à justiça climática, desastres socioambientais, mudanças climáticas e governança e combate ao desmatamento em face das mudanças climáticas.



Texto: Ascom MPPA, com informações da Ascom CNMP
Fotos: Sérgio Almeida






Redes Sociais