O Presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), PGJ do Pará César Mattar Jr., e 22 integrantes do Colegiado, prestigiaram, na sexta-feira, 2 de março, a posse do novo procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), promotor de Justiça Pedro Maia para o biênio 2024/2026. Os conselheiros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) Ângelo Fabiano, Moacyr Rey Filho, Engels Augusto Muniz, Antonio Edílio Magalhães Teixeira,  Paulo Cezar dos Passos, Jaime de Cassio Miranda, Ivana Cei, Fernando Comin e Edvaldo Nilo de Almeida também prestigiaram a posse. O evento ocorreu na sede do MPBA, em Salvador.

Compareceram ao evento os três senadores baianos, deputados federais, estaduais, todos os secretários de estado, subprocuradores-gerais da República, prefeito de Salvador, comandantes da PM e do Corpo de Bombeiros, conselheiros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), presidentes dos Tribunais de Contas do Estado e dos Municípios, procuradores-gerais de Contas, representantes das Polícias Federal e Rodoviária Federal, entre outras autoridades. 

Após cinco eleições como o mais votado pela categoria, desde o pleito de 2016, o promotor de Justiça Pedro Maia obteve 98% dos votos possíveis no último pleito.

Em sua fala o presidente do CNPG, César Mattar Jr., destacou o importante momento e o fortalecimento do Ministério Público. "Tenho a honra de testemunhar esse momento histórico de transmissão do cargo de Norma Cavalcante, um ícone do MP brasileiro, para Pedro Maia. Não tenho dúvida, essa simbiose se traduz na fortaleza do MP da Bahia e transmite força para todo o MP brasileiro". 

“Sinto-me honrado por representar uma instituição tão respeitada e essencial para a promoção da igualdade em nosso Estado. E exatamente por isso, assumo o dever de liderar esta instituição com integridade, transparência, altivez e responsabilidade, seguindo uma conduta ética, imparcial e respeitosa da diversidade e dos direitos de todos os indivíduos na sua mais ampla acepção”, disse Pedro Maia em seu discurso. 

Em seu discurso de despedida da chefia do MP, Norma Cavalcanti ressaltou o legado que sua gestão deixou à Instituição. “Hoje, quatro anos depois, contemplo a caminhada percorrida, as conquistas, as dificuldades superadas e, com enorme satisfação e alegria constato: muito fizemos juntos e continuamos juntos, fortalecendo nossa Instituição. Somamos talentos e o resultado imperecível está aí. Entrego o Ministério Público da Bahia pacificado, altivo, pronto para avançar mais. Estamos 100% digital, com gestão transparente e fiel a critérios legais e objetivos”.


Texto: Ascom CNPG/MPPA, com informações da Ascom e Cerimonial MPBA
Fotos: Ascom MPBA






Redes Sociais